Roberta Queiroz   |   06/07/2016 14:03

Atingi o topo da carreira, e agora? – com Alexandre Sampaio

Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), proprietário do Copa Sul Hotel, em Ipanema

Divulgação/Cristina Bocayuva
Monotonia é um adjetivo que não combina com a rotina de Alexandre Sampaio. Aos 60 anos, o executivo divide o seu dia em pelo menos quatro turnos. Isso quando as viagens a trabalho dão trégua.

Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), proprietário do Copa Sul Hotel, em Ipanema, e do Lagos Copa Sul Hotel, em Macaé. Paralelo à indústria, o executivo também administra uma imobiliária.

“Quando não estou viajando pela CNC ou pela Federação, revezo meu dia entre as reuniões das entidades e passo cerca de uma ou duas horas no Copa Sul e na imobiliária”, detalhou Sampaio. “Também tiro um tempo durante a semana para ir até Macaé e averiguar se tudo está correndo bem no Lagos Copa Sul”.

A afinidade do profissional com o Rio de Janeiro e o Turismo é nítida. Uma afinidade que começou em 1975, quando Sampaio era agente de Tráfego da Varig. O executivo rejeitou a ideia de “topo da carreira”, mas não deixou de contar os seus próximos passos e ambições dentro da indústria. “Enquanto eu tiver saúde, sigo trabalhando”, adiantou.

NEGÓCIOS À VISTA
O retorno do filho Gabriel da Suíça motivou Sampaio a criar uma empresa para gerir hotéis. Seguindo os passos do pai e do avô, Gabriel estudou hotelaria e, em breve, deve dirigir a nova marca. Sampaio preferiu manter o nome em segredo, mas afirmou que no segundo semestre a empresa já deve contar com empreendimentos na carteira. “O fato de presidir a Federação me dá acesso a muitas empresas, investidores e sindicatos. Isso facilita”, comentou.

Por falar em entidades, o mandato de Sampaio na FBHA termina em 18 de julho de 2018. O tempo na cadeira principal da federação pode se estender por mais quatro anos, mas o executivo hesita. “Vou cumprir este mandato até o fim e estou avaliando a possibilidade da reeleição. Presidir a FBHA toma muito tempo”.

Emerson Souza

Se o futuro na FBHA depende da vontade de Sampaio, o da CNC está em outras mãos. “Dirijo o conselho porque o presidente me nomeou. A prerrogativa é dele”, disse. “Se meu trabalho merecer reconhecimento, eu teria orgulho em continuar. O trabalho na CNC me envaidece”, destacou. Os mandatos, por coincidência, chegam ao fim na mesma data.

O que está de fato decidido e adiantado por Sampaio logo no começo da entrevista é que a carreira continua. “A crise que estamos enfrentando é grave e problemática. Ela requer expertise e eu, com uma longa estrada na hotelaria, acredito que ainda posso contribuir”, opinou.

CONVICÇÕES
A FBHA e a CNC não foram as únicas casas de Sampaio. O profissional também acumula passagens pela Turisrio, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

Ao longo do caminho, Sampaio criou convicções que influenciam diretamente em seus negócios. “Fusões não me atraem”, declarou. O foco, atualmente, é conciliar parceiros e amadurecer planos. Planos que envolvem família. “Estou em processo de reestruturação societária nos hotéis para que haja uma sucessão familiar tranquila e consolidada daqui a algum tempo”, revelou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS