Henrique Santiago   |   18/07/2016 19:11

Sem acerto, ABIH convoca "boicote geral" à Decolar

O impasse entre Decolar.com e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH Nacional, não tem fim. Ambas as companhias participaram de uma reunião com demais representantes na sexta-feira (15) a fim de estreitar as relações. Mas o res


ABIH Nacional
O impasse entre Decolar.com e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH Nacional, não tem fim. Ambas as companhias participaram de uma reunião com demais representantes na sexta-feira (15) a fim de estreitar as relações. Mas o resultado foi zero. A ação foi iniciada na quinta-feira (7) pela ABIH-RJ, que não compareceu na ocasião em Brasília.

O assunto número um da pauta foi a redução de comissionamento de no máximo 10% por hotel. Outra sugestão por parte da ABIH é oferecer metade da comissão aplicada para as demandas de imóveis em considerados como “concorrência informal”, no caso da economia compartilhada do Airbnb e outros.

Além disso, os hoteleiros propuseram a absorção da carga tributária de comissionamento e a redução dos prazos de pagamento das faturas das vendas. Eles ainda querem prioridade na divulgação e maior visibilidade nos sites e demais meios de comunicação dos associados ABIH.

Outra demanda diz respeito à criação de normas que visem um maior entrosamento e parceria em relação às defesas das ações de clientes.

Em comunicado enviado ao Portal PANROTAS, a ABIH afirma que “a conversa parece longe de um consenso”, mesmo depois de quase três horas de reunião com uma “Decolar irredutível”. A entidade dos hotéis independentes alega ter dificuldades em operar com o excesso de oferta e escassez de turistas, o que inviabiliza o aumento de comissão.

'COM URGÊNCIA'
O presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca, se mostrou insatisfeito com o resultado da conversa. “Esperávamos um pouco mais de compreensão e ficou claro que isso não é possível. Desta forma, a hotelaria brasileira não aceitará imposições que aumentem seus custos, e recomendamos aos associados que façam o bloqueio das vendas da Decolar.com”, disse ele.

Com o impasse, a associação de hoteleiros convoca toda a cadeia a boicotar as vendas da agência de viagens on-line (OTA). A entidade ainda aguardar uma terceira reunião com a empresa, a fim de trazer soluções para as duas partes.

Os empresários solicitam com urgência a regulamentação do setor, o que inclui também o Airbnb. A principal acusação é que as empresas de economia compartilhada não pagam carga tributária correspondente à da hotelaria.

O encontro contou com a presença de Dilson Fonseca Jr., (presidente da ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares (vice-presidente da ABIH e da FBHA), Jaime Menin (executivo da ABIH Nacional), Manoel Andrade Lima Filho (diretor da ABIH-RN), Patrícia Coutinho (presidente da ABIH-MG), Fábio Kazuo Yamashita (diretor da ABIH-AL), Rodrigo Pinto (diretor da ABIH-PB), João Bueno (diretor da Associação Brasileira de Resorts, a ABR), Adriana Pinto (presidente da ABIH-DF) e Dr. Huilder Magno de Souza (assessor jurídico).

Tópicos relacionados