Henrique Santiago   |   18/07/2016 19:11

Sem acerto, ABIH convoca "boicote geral" à Decolar

O impasse entre Decolar.com e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH Nacional, não tem fim. Ambas as companhias participaram de uma reunião com demais representantes na sexta-feira (15) a fim de estreitar as relações. Mas o res


ABIH Nacional
O impasse entre Decolar.com e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH Nacional, não tem fim. Ambas as companhias participaram de uma reunião com demais representantes na sexta-feira (15) a fim de estreitar as relações. Mas o resultado foi zero. A ação foi iniciada na quinta-feira (7) pela ABIH-RJ, que não compareceu na ocasião em Brasília.

O assunto número um da pauta foi a redução de comissionamento de no máximo 10% por hotel. Outra sugestão por parte da ABIH é oferecer metade da comissão aplicada para as demandas de imóveis em considerados como “concorrência informal”, no caso da economia compartilhada do Airbnb e outros.

Além disso, os hoteleiros propuseram a absorção da carga tributária de comissionamento e a redução dos prazos de pagamento das faturas das vendas. Eles ainda querem prioridade na divulgação e maior visibilidade nos sites e demais meios de comunicação dos associados ABIH.

Outra demanda diz respeito à criação de normas que visem um maior entrosamento e parceria em relação às defesas das ações de clientes.

Em comunicado enviado ao Portal PANROTAS, a ABIH afirma que “a conversa parece longe de um consenso”, mesmo depois de quase três horas de reunião com uma “Decolar irredutível”. A entidade dos hotéis independentes alega ter dificuldades em operar com o excesso de oferta e escassez de turistas, o que inviabiliza o aumento de comissão.

'COM URGÊNCIA'
O presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca, se mostrou insatisfeito com o resultado da conversa. “Esperávamos um pouco mais de compreensão e ficou claro que isso não é possível. Desta forma, a hotelaria brasileira não aceitará imposições que aumentem seus custos, e recomendamos aos associados que façam o bloqueio das vendas da Decolar.com”, disse ele.

Com o impasse, a associação de hoteleiros convoca toda a cadeia a boicotar as vendas da agência de viagens on-line (OTA). A entidade ainda aguardar uma terceira reunião com a empresa, a fim de trazer soluções para as duas partes.

Os empresários solicitam com urgência a regulamentação do setor, o que inclui também o Airbnb. A principal acusação é que as empresas de economia compartilhada não pagam carga tributária correspondente à da hotelaria.

O encontro contou com a presença de Dilson Fonseca Jr., (presidente da ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares (vice-presidente da ABIH e da FBHA), Jaime Menin (executivo da ABIH Nacional), Manoel Andrade Lima Filho (diretor da ABIH-RN), Patrícia Coutinho (presidente da ABIH-MG), Fábio Kazuo Yamashita (diretor da ABIH-AL), Rodrigo Pinto (diretor da ABIH-PB), João Bueno (diretor da Associação Brasileira de Resorts, a ABR), Adriana Pinto (presidente da ABIH-DF) e Dr. Huilder Magno de Souza (assessor jurídico).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS