Rafael Faustino   |   22/02/2017 14:10

Accor cai no Brasil, mas comemora 2016 "excepcional"

A Accor Hotels anunciou nesta manhã uma ligeira queda, de 1,3%, nas reservas dentro do País durante o ano passado, considerando os mesmos hotéis já em operação um ano antes.

Acompanhando o ritmo geral do mercado hoteleiro no Brasil em 2016, a Accor Hotels anunciou nesta manhã uma ligeira queda, de 1,3%, na receita dentro do País durante o ano passado, considerando os mesmos hotéis já em operação um ano antes. Resultado que destoou do restante da América do Sul, região com alta de 2,2% na mesma comparação, com destaque para Colômbia e Peru.

Emerson Souza
Patrick Mendes, CEO da Accor Hotels na América do Sul
Patrick Mendes, CEO da Accor Hotels na América do Sul

Ainda assim, o resultado não foi considerado de todo ruim pelo CEO da Accor Hotels na América do Sul, Patrick Mendes, que apresentou os resultados e planos da companhia em evento realizado no Pullman Ibirapuera, em São Paulo. "A queda do setor como um todo foi maior [o revpar brasileiro caiu 3,7% no ano, segundo o Fohb]. Tivemos uma Olimpíada bem melhor do que esperávamos, e o desempenho acabou sendo compensado pelos outros países da região”, comentou.

Foram 31 inaugurações na América do Sul no ano passado, e, contando os novos hotéis, o desempenho no Brasil sobe para uma alta de 2,4%. “Mesmo em um ano difícil, foi um período de novidades como a estreia das marcas Mama Shelter e MGallery no Rio de Janeiro, a remodelação do Ibis Styles em São Paulo com um novo conceito, e a chegada do Grand Mercure a Belém”, citou o CEO, comemorando também a retomada que já se observa, segundo ele, do mercado no início de 2017.

Emerson Souza
Abel Castro,  vice-presidente de Desenvolvimento para as Américas
Abel Castro, vice-presidente de Desenvolvimento para as Américas
Foram assinados também nove contratos para novos hotéis no Brasil no ano passado, de acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento para as Américas, Abel Castro, além de um na Argentina, seis na Colômbia e cinco no Peru. “Vemos que um cenário de inflação controlada e juros caindo já anima mais os investidores, e esperamos que 2017 seja um ano de retomada, para em breve voltar ao ritmo de 20 a 25 contratos assinados por ano”, destaca.

FOCO EM LUXO E LIFESTYLE
Bandeiras como Mama Shelter e MGallery representam não só novidades, mas um novo momento da Accor Hotels, que diz estar focada na ampliação de bandeiras de luxo e lifestyle em escala global. “Durante dez ou 15 anos, investimos muito na expansão do segmento econômico, e hoje o Ibis é considerado um sinônimo disso. Não deixaremos esses hotéis de lado, mas agora teremos um foco maior em produtos de luxo, upscale e lifestyle, seja por conversões ou novos hotéis”, diz Patrick Mendes.

Nesse aspecto, 2016 foi considerado “excepcional” pela Accor, segundo Mendes, que destacou o investimento de R$ 3 bilhões feito, ao final de 2015, na compra do grupo que controla as marcas de luxo Fairmont, Raffles e Swisshotel. Também foi criada a marca Jo&Joe, para millennials, que terá o primeiro empreendimento inaugurado na França em maio e, de acordo com o CEO, já tem um grupo de trabalho criado no Brasil para buscar investidores e localidades. “É um conceito que não define um hotel, mas uma open house. Feito de millennials para millennials”, resume Mendes.

Divulgação
O Mama Shelter no Rio de Janeiro: um dos novos conceitos implementados pela Accor recentemente
O Mama Shelter no Rio de Janeiro: um dos novos conceitos implementados pela Accor recentemente

Isso sem falar da área de aluguel de residências, em que a companhia investiu também pesadamente em aquisições. Marcas como Onefinestay,
Oasis Collection, Travel Keys e Banyan Tree, foram adquiridas em totalidade ou em parte pela companhia francesa, que espera que, até 2020, o segmento de lazer, seja por meio desses projetos ou hotéis e resorts, chegue a 20% da operação total no Brasil e 40% globalmente.

Hoje, a Accor Hotels conta com 252 hotéis no Brasil e 289 na América do Sul. A meta até 2020 é de levar este último número a 500.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS