Ana Luiza Tieghi   |   13/03/2017 17:16

Airbnb aposta em experiência e descentralização do Turismo

Quase dez anos depois de ser fundado, o Airbnb continua de olho nos principais consumidores de tecnologia, os millennials, que até 2015 representarão 66% da força de consumo, juntamente com a geração Z.

Emerson Souza
Leonardo Tristão, diretor do Airbnb no Brasil, em palestra no 15º Fórum PANROTAS
Leonardo Tristão, diretor do Airbnb no Brasil, em palestra no 15º Fórum PANROTAS
O Airbnb surgiu com a internet e em uma cidade famosa pelas ideias criativas no setor de tecnologia: São Francisco, nos Estados Unidos.

Quase dez anos depois de ser fundada, a plataforma continua de olho nos principais consumidores de tecnologia, os millennials, que até 2015 representavam 66% da força de consumo, juntamente com a geração Z.

“O que motiva os millennials a viajar é experimentar novas culturas”, disse o diretor geral do Airbnb no Brasil, Leonardo Tristão.

Pensando nisso, em outubro do ano passado a empresa lançou o Trips, plataforma que permite que locais ofereçam experiências para viajantes. Ela já funciona em 12 cidades e a empresa irá ampliá-la para mais 39 até o final do ano, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

O Airbnb também pretende continuar descentralizando as opções de estadia para os turistas e a renda gerada pelas acomodações. “O crescimento do desemprego acompanha o crescimento no número de anfitriões no Brasil”, destaca o diretor.

Segundo ele, as famílias estão percebendo que receber hóspedes via Airbnb é uma forma real de aumentar a renda. “Estamos democratizando a receita, pois 75% de todos os anúncios do Airbnb no mundo estão fora dos principais eixos hoteleiros”, afirmou.

Quem fica em um bairro afastado de pontos turísticos também contribui para a economia local. Somente durante o período das Olimpíadas do ano passado, mais de 50 bairros cariocas receberam turistas por meio do Airbnb.

Tristão também destaca que o segmento de anfitriões que mais cresce é o da faixa de mais de 60 anos, que geralmente possuem imóveis maiores e vazios, já que seus filhos não moram mais com eles. “Isso ajuda a suprimir a solidão, a síndrome do ninho vazio, e também é bom para os hóspedes, que são tratados como pessoas da família”.

Ainda segundo o diretor, 31% dos viajantes não teriam viajado ou teriam ficado menos tempo no destino se não tivessem usado o Airbnb. “Estamos crescendo o bolo”.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS