Henrique Santiago   |   17/05/2017 22:59

Conotel inicia com cobranças sobre Airbnb e OTAs

Após mais de uma hora de atraso, o 59º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) iniciou com polêmicas já conhecidas do setor de hospedagem.


Jhonatan Soares
O palco majoritariamente masculino na abertura do Conotel, em São Paulo
O palco majoritariamente masculino na abertura do Conotel, em São Paulo

Após mais de uma hora de atraso, o 59º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) iniciou com polêmicas já conhecidas do setor de hospedagem. À parte de todo o protocolo de homenagens e citações a autoridades, o anfitrião da cerimônia, o presidente da ABIH Nacional, organizadora do evento, Dilson Jatahy, fez questão de relembrar a necessidade de regulamentar com urgência os serviços de economia compartilhada.

Sem citar nomes diretamente, o dirigente da entidade criticou a liberdade com que Airbnb opera no Brasil. É preciso tornar a operação de ambos os modelos igualitária, pois a carga tributária dos hotéis é muito alta, segundo Jatahy. “Infelizmente, os processos [leis brasileiras] são lentas e não seguem de acordo com a velocidade da indústria. Os hotéis dependem do Turismo doméstico”, destacou.

Ainda ao se referir sobre as plataformas de aluguel de casas, o presidente da associação classificou como “discrepante” a diferença de tributos pagos pelos hotéis. De acordo com ele, a não regulamentação faz com que a cadeia produtiva como um todo perca. Ele pede, por exemplo, a inclusão de impostos sobre serviços e o território.

Outro ponto dito com ênfase por Jatahy já é discutido pelo menos há um ano. Mais uma demanda do setor, a regulamentação do comissionamento das agências de viagens on-line, as OTAs, não passou despercebida na abertura do Conotel. O presidente enaltece a parceria com esses players, que cada vez mais preenchem as vendas de pequenos e grandes hotéis, mas clama pela paridade.

“O comissionamento dessas agências está elevado e o setor sai punido”, disse, sem citar números. Queremos as OTAs e hotéis mais firmes, mas queremos essa relação mais fiel, transparente e economicamente viável”, finalizou Dilson Jatahy sob aplausos.

Com menos força, o presidente da ABIH Nacional questionou também a legitimidade da cobrança do Ecad sobre direitos autorais em hotéis pelo Brasil. Mas ao mudar de assunto, aprova com unanimidade as propostas de reforma trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer.

O 59º Conotel tem como tema o desenvolvimento sustentável da hotelaria e acontecerá até sexta-feira (19) no Centro de Convenções Frei Caneca, no centro de São Paulo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias