Artur Luiz Andrade   |   07/08/2012 08:11

ABIH pede apoio do MTur para pequenos hotéis

A ABIH considerou um sucesso o 54º Conotel, que aconteceu de 26 a 28 de julho, na Fecomercio, em São Paulo, com o tema “Qual a hotelaria que queremos para o Brasil”.

A ABIH considerou um sucesso o 54º Conotel, que aconteceu de 26 a 28 de julho, na Fecomercio, em São Paulo, com o tema “Qual a hotelaria que queremos para o Brasil”. E promete novidades para o ano que vem. Segundo o acordo firmado neste último Conotel, em 2013 muda-se a data e formato do evento .O congresso ocorrerá no Teatro Alfa do Hotel Transamérica, em São Paulo, no dia 25 de março, e a feira da hotelaria ocorrerá junto à “Food Hospitaly World”, maior evento de hospitalidade da América Latina, organizado pela Cipa/Fiera Milano, que será inaugurado no mesmo dia, no Center Norte. A previsão é de pelo menos 20 mil visitantes, inclusive do Exterior.

REUNIÃO DO CNT

A nova dimensão prevista para o Conotel foi um dos temas da reunião que o presidente da ABIH, Enrico Fermi Torquato, teve com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, que aceitou o convite para abrir o novo evento em março do próximo ano e disse que estudará a possibilidade de promover na ocasião a primeira reunião do Conselho Nacional do Turismo de 2013, prevista também para março. “A hotelaria brasileira, pela importância na cadeia produtiva do setor, tem um compromisso crescente de organizar e apoiar o debate sobre o turismo brasileiro”, justificou Fermi.

PARA OS PEQUENOS E INDEPENDENTES
Entre os assuntos que já estão previstos para o futuro Conotel, e também levados ao ministro por Fermi, está a proposta de reorientação na política pública de investimentos e linhas de crédito para os hotéis de pequeno e médio portes, atualmente inviabilizada pela cobrança de 130% nas garantias reais exigidas pelos bancos. “Dos 25,5 mil meios de hospedagem do Brasil, 93% são hotéis independentes – fora das redes nacionais e internacionais – e 72% são de pequeno e médio portes, com até 50 unidades habitacionais, e são estes os mais punidos pelo modelo de crédito oferecido, em detrimento de sua importância na promoção e alavancagem de novos destinos, no fortalecimento da economia turística regional, na geração e distribuição de empregos”, reclamou Fermi, ao pedir apoio do ministro apoio para corrigir esta distorção. A sugestão de Fermi é a volta da garantia evolutiva, forma mais equilibrada, no seu entender, de permitir o acesso ao crédito dos empreendimentos menores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.