Renato Machado   |   02/06/2016 14:33

Suíça inaugura o maior túnel do mundo

A Suíça inaugurou na última quarta-feira o mais longo túnel ferroviário do mundo. Os 57 quilômetros de extensão do túnel de base de São Gotardo (Gotthard-Basistunnels, em alemão) liga as cidades de Erstfeld e Bodio em percurso sob

©SBB CFF FFS
A Suíça inaugurou na última quarta-feira o mais longo túnel ferroviário do mundo. Os 57 quilômetros de extensão da base de São Gotardo (Gotthard-Basistunnels, em alemão) liga as cidades de Erstfeld e Bodio em um percurso sob os alpes suíços. Com um custo total de 12 bilhões de euros, foram construídos dois túneis com uma pista cada, ligando a Europa de norte a sul e diminuindo tempo e custos para o transporte de pessoas e cargas.

Os primeiros rascunhos da obra foram criados em 1947. Mais de 40 anos depois, em 1992, o projeto do túnel de São Gotardo foi colocado em pauta em um referendo. A população concordou com a construção (63,6% votaram pelo “sim”) e, em 1995, as obras foram iniciadas. Em 2010, a tuneladora de 410 metros de comprimento chegou ao outro lado da montanha pelo túnel leste, completando o percurso. Nos últimos anos, os operários trabalharam na instalação dos trilhos, equipamentos de segurança e finalização da obra.

Além de ser o túnel mais longo, o São Gotardo também é o mais profundo. Em certos trechos, mais de dois mil metros de rochas separam o trem da superfície. De Erstfeld a Bodio, são realizadas apenas três paradas, nas estações de Amsteg, Sedrun e Faido.

Em pleno uso, o túnel será atravessado diariamente por cerca de 260 trens de carga e outros 65 de passageiro. Uma das grandes vantagens econômicas da inauguração do túnel é o fim do transporte de cargas por rodovias. Além disso, ele também facilitará a vida da população local. Com o “atalho” criado pelo túnel, a viagem entre Zurique e Lugano, por exemplo, irá durar 45 minutos menos. Apesar de inaugurado em junho, o túnel de base de São Gotardo só estará em pleno uso em dezembro de 2016.

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