Giovanna Tedeschi   |   14/07/2016 15:59

Theresa May forma governo; confira novos ministros

Theresa May, que acaba de assumir o cargo de primeira-ministra no Reino Unido, começou a definir seus ministros na noite de ontem (13) após a posse. Ela apresenta os novos ocupantes dos cargos nesta quinta-feira (14).

Theresa May, que acaba de assumir o cargo de primeira-ministra no Reino Unido, começou a definir seus ministros na noite de ontem (13) após a posse. Ela apresenta os novos ocupantes dos cargos nesta quinta-feira (14).

O novo ministro de Relações Exteriores é Boris Johnson, apoiador do Brexit e ex-prefeito de Londres. O político também era candidato ao cargo de primeiro-ministro, mas desistiu quando Michael Gove, que o apoiava, apresentou uma candidatura supresa. Já Gove, que se encontrava no cargo de secretário de Justiça, foi demitido e substituído por Liz Truss, que deixa o cargo de secretária de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.

Getty Images
Theresa May, nova premiê britânica
Philip Hammond é o novo ministro das Finanças, substituindo George Osborne. Hammond havia atuado anteriormente como secretário de assuntos estrangeiros (2014-2016) e como secretário de Defesa e Transporte.

Michael Fallon (ministro da Defesa) e Jeremy Hunt (secretário de Saúde) mantêm seus cargos, que ocupam, respectivamente, desde 2014 e 2012.

Justine Greening deixa a pasta de Relações Internacionais e substitui Nicky Morgan na Secretaria de Educação. Greening passa a ser também ministra para as Mulheres e Igualdades.

May escolheu Amber Rudd para substituí-la no cargo de ministra do Interior. Rudd atuou por ano na pasta de Energia e Mudanças Climáticas.

David Davis foi escolhido para o cargo de secretário de Estado do Brexit, posição criada especialmente para conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia. Davis Foi presidente do partido conservador e secretário do Interior (entre 2003 e 2008).

Liam Fox também assumiu um cargo novo: secretário do Estado para o Comércio Internacional. Fox também havia se candidatado a primeiro-ministro, mas foi eliminado com apenas 16 votos de apoio dos deputados.

O ex-secretário particular parlamentar de David Cameron, Gavin Williamson, assume o cargo de chefe da Bancada da Câmara dos Comuns.

Patrick McLoughlin se torna presidente do Partido Conservador e chanceler do Ducado de Lancaster, deixando o posto de secretário de Transportes.

BREXIT E RENÚNCIA
David Cameron renunciou ao cargo de primeiro-ministro após a divulgação do resultado do plebiscito Brexit, que determina a saída do Reino Unido da União Europeia. Ele se despediu da posição ontem (13), quando teve sua última audiência com a rainha Elizabeth II e apresentou sua demissão. Além disso, apareceu pela última vez como líder do Reino Unido no Parlamento em uma despedida bastante emocional.
Luke Macgregor/Bloomberg
População votou a favor do Brexit
Theresa May afirma que seguirá os passos de seu seu antecessor. “Um líder moderno”, segundo a primeira-ministra. May não apoiou o Brexit durante sua campanha, mas afirma que deve respeitar a decisão da população.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados