Janize Colaço   |   30/08/2016 11:07

Índia: turista mulher deve evitar roupa curta, diz ministro

O Ministro da Cultura e do Turismo da Índia, Mahesh Sharma, está sendo acusado de espantar os turistas do país depois de aconselhar as mulheres que visitam o país a não usarem roupas curtas e evitarem de sair durante a noite.

Alexandre Campbell
O Ministro da Cultura e do Turismo da Índia, Mahesh Sharma, é acusado de espantar os turistas do país depois de aconselhar as mulheres que visitam o país a não usarem roupas curtas e evitarem de sair durante a noite.

Sharma disse no domingo que “para a própria segurança, as mulheres estrangeiras que visitam o país devem evitar o uso de vestidos e saias curtas”. Para ele, isso se deve as diferenças culturais do ocidente e oriente. Em um discurso na cidade de Agra, onde se situa o Taj Mahal, ele afirmou que um folheto consultivo está em fase de preparo aos visitantes antes do início da principal temporada, em outubro.

Ainda segundo Sharma, também é aconselhável que todas as mulheres registrem o número de inscrição de veículos em que viajem e envie a pessoas de confiança, como uma medida de segurança adicional. No entanto, partidos de oposição e ativistas pelos direitos das mulheres condenaram o comentário, afirmando que ele foi misógino.

A integrante do Grupo de Defesa da Mulher, do Centro de Pesquisa Social, Ranjana Kumari, disse que os comentários podem espantar os visitantes do país.

É notório, porém, o alto índice de estupros na Índia, alguns que até mesmo envolvem mulheres estrangeiras – em táxis ou transportes públicos. Somente em 2015, as autoridades registraram seis denúncias de estupro ao dia, segundo o jornal britânico Telegraph.

Tópicos relacionados