Janize Colaço   |   29/08/2016 10:30

Proibição de burkinis é suspensa por tribunal francês

A proibição de burkinis em uma cidade costeira foi suspensa pelo Tribunal Francês. A proibição de maiôs de corpo inteiro imposto pela cidade de Villeneuve-Loubet, próximo de Nice, é “claramente ilegal, violando as leis fundamentais de ir e

Reprodução Youtube
A proibição de burkinis - traje de banho utilizado por muçulmanas - em uma cidade costeira da França foi suspensa pelo Conselho de Estado, o mais alto tribunal administrativo francês. A impossibilidade de vestir os maiôs de corpo inteiro imposta pela cidade de Villeneuve-Loubet, próxima a Nice, é “claramente ilegal, violando as leis fundamentais de ir e vir, além das liberdades de opinião e individuais”, disseram as autoridades.

A decisão pode criar um precedente a outras 30 cidades que também adotaram a proibição do vestuário. Os prefeitos afirmaram que a proibição iria proteger a ordem pública e as leis francesas sobre secularismo. Alguns grupos, porém, afirmam que a medida viola os direitos humanos e tem como alvo a cultura muçulmana.

As proibições vieram após o ataque no Dia da Bastilha, em Nice, e o assassinato de um padre na Normandia. O tribunal afirma que a decisão final sobre a legalidade da controversa proibição será feita em breve – o que significa que aqueles que já foram multados talvez possam exigir o reembolso.


*Fonte: Travel Mole

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS