Rafael Faustino   |   09/08/2016 18:46

Turquia ameaça UE após bloco adiar isenção de visto

O presidente Tayyip Erdogan ameaçou a União Europeia com a recusa em aceitar refugiados que chegarem ilegalmente aos países europeus

Relação entre Turquia e União Europeia está estremecida

A tensão política entre a Turquia e a Europa ocidental segue crescendo desde a tentativa de golpe que houve no mês passado no país. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, o presidente Tayyip Erdogan ameaçou a União Europeia com a recusa em aceitar refugiados que chegarem ilegalmente aos países europeus, se o bloco não acelerar os procedimentos para isentar os cidadãos turcos de vistos para entrar na Europa.

“A União Europeia não está se comportando de forma sincera com a Turquia”, reclamou Erdogan, lembrando que, por um antigo acordo, turistas turcos deveriam ter circulação liberada na União Europeia desde junho.

No negócio fechado ainda no começo do ano, quando o clima na Turquia ainda não recebia o peso de atentado terroristas e tentativa de golpe, o país de Erdogan se comprometeria a receber em suas terras refugiados que tentassem entrar ilegalmente na Europa pela Grécia. Os europeus, em contrapartida, dariam a isenção de visto aos cidadãos turcos e ainda uma ajuda financeira ao país, além de acelerar as conversas para entrada da Turquia na União Europeia.

O bloco europeu recuou de suas promessas após uma tentativa do governo de Erdogan de endurecer a legislação antiterrorista, com medidas consideradas pouco democráticas por muitos – a volta de pena de morte no país, por exemplo. Desde a tentativa de tomada do poder frustrada semanas atrás, o presidente turco tem sido diretamente crítico a governos ocidentais como França, Alemanha e Estados Unidos, que, segundo ele, estariam lhe virando as costas.

Por outro lado, a Turquia sem se aproximado bastante da Rússia, um dos principais parceiros comerciais e emissores de turistas para o país.

Tópicos relacionados