Diego Verticchio   |   26/09/2016 22:55

França prevê 10% a menos de brasileiros no ano

País que mais recebe turistas internacionais, a França se prepara para viver em 2016 um ano de queda no fluxo de turistas internacionais. Com exceção do Reino Unido e Índia, os principais países emissores estão registrando uma diminuiçã


Jhonatan Soares
Céline Gomes, da região de Auvergne-Rhône, e Jean-Philippe Pérol, da Atout France
Céline Gomes, da região de Auvergne-Rhône, e Jean-Philippe Pérol, da Atout France


GUARUJÁ (SP) - País que mais recebe turistas internacionais, a França se prepara para viver em 2016 um ano de queda no fluxo de turistas. Com exceção do Reino Unido e Índia, os principais países emissores estão registrando uma diminuição no fluxo de viajantes, entre eles o Brasil, fruto da crise econômica mundial e também dos ataques terroristas no país europeu.

No primeiro semestre do ano, o Japão liderou a queda levando para a França 38% a menos de visitantes do que os primeiros seis meses de 2015. Rússia apresentou queda de 22%, enquanto que Brasil e China apresentaram, respectivamente, -20% e -18%.

Segundo o diretor da Atout France para as Américas Jean-Philippe Pérol, a expectativa é fechar o ano com queda de 10% no fluxo de brasileiros para França. De acordo números oficiais, em 2015 cerca de 600 mil visitantes do Brasil estiveram no país.

“A queda é mundial, mas a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação e por isso estamos com uma expectativa boa neste segundo semestre, ainda que o resultado final seja negativo. A procura por Paris caiu muito, mas por outro lado regiões como Provence e Vale do Luar cresceram muito, assim como a procura por esqui. Nesse sentido vale destacar o trabalho do Club Med, que tem tido números muito bons”, destacou o diretor na abertura do Encontros à Francesa, evento voltado para a capacitação de destinos franceses.

2025
Apesar do ano difícil, destacado por Pérol na abertura do evento, ele ainda confia no viajante brasileiro e conta com ajuda dos agentes de viagens, responsáveis por 81% das viagens. Ele acredita que o momento de retração será superado já em 2017 e mira crescimento para os próximos anos.

“Continuamos com a nossa meta de levar em 2025, cerca de 1,5 milhão de brasileiros”, disse. Em 2014 cerca de 650 mil brasileiros estiveram na França, segundo a Atout France, registrando o recorde de viajantes daqui para o país europeu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS