Janize Colaço   |   03/10/2016 16:00

Veja como Portugal usou o Turismo para sair da crise

Nesta segunda-feira o Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (Cevec), da Fecomercio-SP, promoveu o evento "A rota contra a crise no setor de viagens e turismo". Dentre os assuntos abordados, houve destaque ao bom desempenho de Portugal, como um dos principais destinos mundia

Emerson Souza
Da esquerda à direita: Caroline Negri, membro do Conselho Executivo do Cevec, Bernardo Cardoso,  diretor do Turismo de Portugal, Viviânne Martins, presidente do CEVEC, e Gilberto Jordan, CEO do Grupo André Jordan
Da esquerda à direita: Caroline Negri, membro do Conselho Executivo do Cevec, Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal, Viviânne Martins, presidente do CEVEC, e Gilberto Jordan, CEO do Grupo André Jordan
Nesta segunda-feira o Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (Cevec), da Fecomercio-SP, promoveu o evento "A rota contra a crise no setor de Viagens e Turismo". Dentre os assuntos abordados, houve destaque ao bom desempenho recente de Portugal, como um dos principais destinos mundiais, e a maneira como o Brasil pode se espelhar no país, em busca de alternativas inovadoras para o desenvolvimento do turismo de negócios, lazer e eventos.

Na ocasião, o diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, destacou que apesar da crise enfrentada em 2008 e os seus desdobramentos, o Turismo foi o principal fator que retomou a estabilidade do país. “Tivemos neste ano o maior crescimento de receitas do setor, com cerca de 6,3%, acima da média mundial e europeia”, frisou Cardoso.

DESENVOLVIMENTO NO SETOR
Cardoso também destacou que o bom desempenho apresentado se deve ao governo, que conseguiu alcançar as metas projetadas, e também à iniciativa privada, que se arriscou em pequenos empreendimentos que, atualmente, continuam a crescer.

De acordo com o CEO do Grupo André Jordan, Gilberto Jordan, apesar dos cortes orçamentários exigidos pela Troika – grupo composto pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) que negociou um resgate financeiro ao país – foi um grande acerto do governo ter não somente mantido, como também ampliado os investimentos nos principais aeroportos do país.

“Hoje, no mesmo aeroporto de oito anos atrás, recebemos o dobro de passageiros. A longo prazo, esse número deverá crescer ainda mais”, afirmou Jordan.

CONSELHO AO BRASIL
Apesar de dizer que não há uma receita pronta, Cardoso destacou que o Brasil precisa investir na própria identidade nacional para, assim, conseguir atrair a atenção dos turistas internacionais. “É preciso valorizar o seu próprio patrimônio e cultura, primeiramente. Afinal, se não há orgulho pela própria nação e história, como um destino conseguirá ser atraente aos visitantes?”, ponderou.

Já para Jordan, que também concordou com a afirmação do diretor do Turismo de Portugal, o País precisa encontrar o seu próprio atrativo. “Tem que ser algo único, que somente vocês tenham”, salientou, acrescentando que a diversidade cultural do Brasil deveria ser melhor explorada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS