Renato Machado   |   21/11/2016 17:45

Cresce 41% o número de brasileiros barrados na Europa

A Europa tem aumentado o número de recusas de entrada a brasileiros em suas fronteiras. Esta é análise apresentada pela Agência de Proteção a Fronteiras e Costas Europeias (Frontex), na última terça-feira, em seu segundo relatório trimes

Mark Hodson/Flickr
A Europa tem aumentado o número de recusas à entrada de brasileiros em suas fronteiras. Esta é análise apresentada pela Agência de Proteção a Fronteiras e Costas Europeias (Frontex), na última terça-feira, em seu segundo relatório trimestral de 2016. De acordo com o levantamento, 945 brasileiros foram barrados entre abril e junho deste ano no continente.

Segundo a Frontex, “o número de recusas de entrada a latino-americanos atingiu seu nível maior em quatro anos”. “Comparado com o trimestre anterior, os Estados-membros reportaram um crescimento de 22%, excedendo a marca de três mil recusas”, completa o documento. Citando Espanha e Portugal como os destinos com maior número de ocorrências, a entidade destaca brasileiros e colombianos como as nações latino-americanas com mais casos.

Ucrânia (6,7 mil), Albânia (4,7 mil) e Rússia (4,6) lideram o ranking geral de recusas, no qual o Brasil, com 945 pessoas "barradas", ocupa a oitava colocação. Um crescimento de 41% sobre os 669 recusados no segundo trimestre do ano passado, e de 11% sobre o primeiro trimestre deste ano.

Do total, 269 foram barrados por não possuir as documentações apropriadas para justificar a entrada e permanência no continente. Outros 164 não tinham vistos e permissões para residir no país. Enquanto que 99 foram barrados por não ter se registrado no sistema de informações de Schengen (SIS).

A lista de motivações para recusas de entrada segue, com outros 63 brasileiros não conseguindo comprovar maneiras de se manter no continente no período, além de mais 40 cidadãos excedendo o limite de três meses de estadia. Por fim, 21 pessoas foram barradas por serem consideradas uma ameaça policial, outros 11 não possuíam um passaporte válido e um brasileiro tentou entrar na Europa com passaporte falso.

O ano de 2015 terminou com 2652 casos de recusas de entrada. Apesar dos dados mostrarem apenas resultados do primeiro semestre (1650 ocorrências) a previsão é de que este ano ultrapasse a marca anterior.

O relatório completo, em inglês, pode ser acessado por este link.

Tópicos relacionados