Fernanda Cordeiro   |   09/11/2016 15:04

Eleição de Trump deixa EUA em choque; veja repercussão

Durante a campanha presidencial dos EUA muitos artistas e celebridades norte-americanas declararam apoio publicamente à candidata democrata, Hillary Clinton. O resultado do pleito deixou o mundo incrédulo e com receio do que vem pela frente.


Dreamstime
Quando o empresário e bilionário norte-americano, Donald Trump se lançou como pré candidato a presidência dos Estados Unidos, ninguém achava que ele passaria das prévias republicanas. Entretanto, indo contra todas as previsões, Trump acaba de se tornar o 45º presidente do país com a economia mais influente do mundo.

A vitória do republicano fez com que o mundo acordasse em um estado de choque, sem saber o que vem a seguir e como será o governo de Donald Trump, que prometeu criar um muro na fronteira com o México. Além da deportação de milhares de imigrantes e a proibição da entrada de muçulmanos no país.

Durante a campanha presidencial dos EUA muitos artistas e celebridades norte-americanas declararam apoio publicamente à candidata democrata, Hillary Clinton. O resultado do pleito deixou o mundo incrédulo e com receio do que vem pela frente. Veja alguns comentários sobre a eleição de Trump.

O cantor da banda 1975, Matthew Healy disse que após o resultado “viu pessoas chorando nas ruas de Nova York por medo genuíno”.

A cantora Lady Gaga, que participou de comícios de Hillary Clinton, postou um foto em frente da Trump Tower com os dizeres “amor é o trunfo do ódio” e que quer viver em um país de bondade, como forma de protesto.

O ator Mark Ruffalo, que indiretamente fez campanha para a democrata Hillary, disse que é hora de levantar a cabeça e "dar o troco", em forma de resistência a Trump.

"Você sabe o que vamos fazer agora? Nós terminar de construir o que começamos e nós vamos dar o troco! Levantai as vossas cabeças irmãos e irmãs."

A CEO da Ndalo Media, Khanyi Dholmo escreveu que “os Estados Unidos criaram seu próprio Brexit, com a surpreendente vitória de Trump. E que isso mostra que nada é impossível”.

O cineasta mexicano Guillermo del Toro, que mora em Los Angeles, escreveu que “o mundo mudou. Mas quem nós somos, no que acreditamos, o que apoiamos e o que cada um de nós representa será tão verdadeiro amanhã quanto é hoje."

Um eleitor norte-americano de origem muçulmana chegou a brincar com a data das eleições e a do atentado terrorista de 09 de setembro de 2001.

"O pesadelo americano era 9/11, agora é 11/9"

O cantor Bon Jovi, que também participou da campanha de Hillary, fez um apelo de união ao país. “O que torna a América grande é a nossa capacidade de ter nossas vozes ouvidas. Hoje, somos todos americanos. Deixe a cura a começar”.

Já o ator norte-americano Chris Evans disse estar devastado.

"Esta é uma noite embaraçosa para a América. Deixamos um propagador de ódio liderar nossa grande nação. Deixamos um valentão definir o nosso curso. Estou devastado."


*Fonte: Huffpost Brasil e UOL

Tópicos relacionados