Rafael Faustino   |   19/12/2016 18:44

Embaixador russo é morto a tiros na Turquia; saiba mais

O embaixador russo na capital turca Ankara, Andrei Karlov foi assassinado a olhos vistos no que parece ter sido uma ação de “protesto” pela participação da Rússia no conflito sírio, segundo informa a BBC.

Reprodução/BBC
Assassino do embaixador russo citou a Síria em gritos após o ataque
Assassino do embaixador russo citou a Síria em gritos após o ataque

Um novo incidente internacional voltou a gerar estremecimento nas relações entre Turquia e Rússia, já abaladas recentemente por causa da guerra em curso na Síria. O embaixador russo na capital turca Ankara, Andrei Karlov foi assassinado a olhos vistos no que parece ter sido uma ação de “protesto” pela participação da Rússia no conflito sírio, segundo informa a BBC.

O vídeo, que contém cenas fortes, pode ser visto abaixo:



Após os tiros, o atirador pode ser ouvido gritando “Não esqueça de Aleppo, não esqueçam da Síria”, além de usar o lema árabe “Allahu Akbar” (Deus é grande). Ele, que ainda não teve a identidade revelada, foi morto pela polícia pouco depois.

Outras pessoas foram feridas no ataque, ocorrido um dia após protestos nas ruas turcas contra o apoio da Rússia ao ditador sírio Bashar al-Assad. Karlov foi levado ainda com vida a um hospital, mas sua morte foi confirmada posteriormente pelo ministro de Relações Exteriores russo.

REPERCUSSÃO
O assassinato foi condenado publicamente em declarações dos governos de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França. Segundo a BBC, os escritórios presidenciais de Recep Erdogan, do lado turco, e Vladimir Putin, na parte russa, já estão conversando sobre o caso, e o prefeito de Ankara, Melih Gokcek, afirmou que o ataque tem como objetivo minar as relações entre Turquia e Rússia.

Citada pelo assassino, a Síria vive, ao mesmo tempo, uma guerra civil entre forças governamentais (apoiadas pela Rússia) e rebeldes armados, e conflitos envolvendo o Estado Islâmico, que se abriga entre o país e o Iraque. Paralelamente, a Turquia combate o povo curdo, que vive na região fronteiriça com a Síria e reivindica a criação de um Estado próprio.

Depois do abatimento de um caça russo em território turco, no final do ano passado, as relações entre os dois países viveram momentos de tensão, mas os bastidores internacionais indicam que, recentemente, Moscou e Ankara voltaram a atuar de forma coordenada para combater o Estado Islâmico.

Enquanto a hipótese mais óbvia é a de um militante antirrússia ter agido por conta própria, não está descartado que a ação tenha sido tomada por integrantes do Estado Islâmico com a intenção de gerar confusão na geopolítica local, o que favoreceria o grupo terrorista, atualmente acuado pelos esforços de guerra internacionais.


*Fonte: BBC

conteúdo original: http://bbc.in/2hMM4dD

Tópicos relacionados