Da Redação   |   21/02/2017 12:24

Paris perde 1,5 milhão de turistas pelo terrorismo em 2016

Setor hoteleiro sentiu queda na capital francesa em 2016


Divulgação/Air France
Aeroporto de Paris, Charles de Gaulle
Aeroporto de Paris, Charles de Gaulle

Cerca de 1,5 milhão de turistas deixaram de ir a Paris em 2016 devido à ameaça terrorista, mostra relatório publicado nesta terça-feira (21) pelo Comitê de Turismo da Ile-de-France, a região onde fica a capital francesa. A informação é da Radio France Internationale (RFI).

Os atentados de 2015 em Paris assustaram os turistas, especialmente os estrangeiros. Os hotéis registraram queda total de 9% em suas reservas de visitantes em 2016 em relação a 2015.

A baixa mais significativa está entre os turistas chineses: quase 270 mil deixaram de visitar Paris - uma diminuição de 21,5%. No entanto, no setor hoteleiro os japoneses são os principais responsáveis pelos prejuízos: eles fizeram 225 mil reservas a menos em 2016, o que corresponde a uma queda de 41,2%.

Entre os visitantes europeus, foram os russos os que mais deixaram de ir à capital francesa. Paris recebeu cerca de 65 mil visitantes da Rússia em 2016, uma diminuição de 27,6%. Depois deles, estão os italianos (-26,1%), espanhois (-9,9%) e britânicos (-8,6%).

MONUMENTOS E CENTROS CULTURAIS

Os monumentos e centros culturais também sofreram com os atentados. A Torre Montparnasse, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, d'Orsay, além do Castelo de Versalhes e a Disneyland registraram diminuições importantes no número de visitas. O único dos grandes centros culturais a registrar aumento foi o Pompidou, que teve alta de 9% na frequência de turistas.

Segundo Comitê de Turismo da Ile-de-France, o setor registrou perda total de 1,3 bilhão de euros em 2016. A instituição reconhece que esperava que os números fossem ainda piores.

O comitê também destaca um aumento de 12,5% no número de turistas que foram a Paris em novembro e dezembro de 2016, em relação a 2015. Cerca de 581 mil visitantes foram à capital francesa atraídos pela programação de fim de ano, Natal e Ano Novo.

MOBILIZAÇÃO
Para recuperar o setor em 2017, as autoridades francesas se mobilizam. A presidente da região da da Ile-de-France, Valérie Pécresse, garante que não poupa esforços para atrair mais turistas este ano, investindo na segurança, na qualidade do acolhimento e em campanhas de informação.

Apesar da ameaça terrorista, a França continua sendo o primeiro destino turístico no mundo. No total, cerca de 83 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país no ano passado, ou seja, dois milhões a menos que o recorde registrado em 2015.


*Fonte: Agência Brasil e Radio France Internationale

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!