Artur Luiz Andrade   |   14/05/2009 13:05

África e Am. do Sul são exceção no turismo mundial

Turismo mundial deve cair 2% este ano, mas América do Sul é exceção

Dados preliminares da Organização Mundial do Turismo (OMT) para os primeiros meses de 2009 indicam que a queda de viagens experimentada no segundo semestre de 2008 continua. Isso por causa da continuação da crise econômica, agravada pelo aparecimento da gripe suína. Com exceção da África e das Américas do Sul e Central, que apresentaram crescimentos de 3% a 5%, há diminuição no fluxo de turistas em todo o mundo. Entre as áreas mais afetadas estão a Europa (Norte, Sul e a parte mediterrânea do continente), Nordeste da Ásia e Oriente Médio. A OMT trabalha com previsão de queda de 2% a 3% este ano nas viagens globais.

Muitos países, segundo a OMT, estão tomando medidas para a recuperação da indústria, pois a veem como uma forma rápida e eficaz de reativação da economia. Alguns destinos estão reduzindo impostos e facilitando a entrada de turistas, os dois fatores mais apontados como entrave para o desenvolvimento do turismo. Outros destinos desenvolveram sistemas de apoio financeiro para dar apoio às empresas de turismo. A OMT encoraja que outros destinos façam o mesmo.

Segundo o secretário geral unterino da OMT, Taleb Rifai, “um dos maiores desafios da atual crise é não perder de vista os desafios de longo prazo, como a diminuição da proveza, a geração de empregos e os impactos do turismo nas mudanças climáticas”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18740 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.