Artur Luiz Andrade   |   18/05/2009 10:09

Comprar interfere na escolha do destino da viagem?

Pesquisa revela comportamento de turistas nos EStados Unidos em relação ao ato de fazer compras

MIAMI – Pesquisa encomendada pelos grupos de shopping centers americanos The Taubman Center e Shop América Alliance dizem que sim. Segundo o estudo, feito com 1.760 viajantes (divididos igualmente entre Canadá, México, Reino Unido, Alemanha e Japão, os cinco maiores mercados emissores de turistas para os Estados Unidos), para 30% deles fazer compras foi fator importante na escolha do país como destino de sua viagem; para 23%, comprar foi o principal motivo da viagem. Todos os participantes da pesquisa haviam viajado e feito compras nos Estados Unidos nos últimos 12 meses.

Veja outros dados do estudo, que está sendo divulgado no Pow Wow 2009, em Miami:

- Na média, os viajantes gastaram US$ 1.063 em compras de um total de US$ 3.692 gasto com toda a viagem. Mexicanos, japoneses e alemães foram os que mais gastaram em compras.
- 20% dos participantes na pesquisa disseram já ter reservado uma próxima viagem para os EUA.
- 50% dos pesquisados disseram estar bastante inclinados a visitar e fazer compras nos EUA nos próximos 12 meses.
- As categorias mais populares de compras incluem roupas masculinas, roupas femininas, calçados, acessórios e produtos de beleza/cosméticos.
- As dez marcas mais compradas foram consistentes em todos os cinco países, alterando apenas a ordem de preferência. As respostas foram espontâneas e as marcas mais citadas foram, na ordem decrescente, Nike, Levis, Gap, Polo Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Abercrombie & Fitch, Calvin Klein, Coach, Adidas e Gucci.
- As dez cidades mais citadas como destinos para fazer compras foram: Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Orlando, San Francisco, Honolulu, Miami/Fort Lauderdale, Chicago, San Diego e Washington DC.

Segundo Rosemary McCormick, presidente e co-fundadora da Shop América Alliance, os destinos têm de aprender a promover suas opções de compras, pois elas são fator importante na hora de planejar uma viagem. “E quanto mais os viajantes tiverem informações, mais gastarão e mais aumentaremos o valor das compras para o destino e o país”, diz ela. “Esses resultados têm um impacto econômico muito positivo para a indústria de viagens americana e para o comércio”, comentou Karen MacDonald, diretora de Comunicação da Taubman.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da US Travel, via Tam e com proteção GTA e Travel Ace

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.