Claudio Schapochnik   |   23/06/2009 16:26

Curitiba (PR) divulga pesquisa sobre público de eventos

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, apresentou dados sobre o perfil do público que assistiu à 18ª edição do Festival de Curitiba, de 17 a 29 de março passado

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, apresentou dados sobre o perfil do público que assistiu à 18ª edição do Festival de Curitiba, de 17 a 29 de março passado. “Os números nos permitem definir estratégias para a elaboração do calendário de eventos da cidade”, disse Juliana. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 29 de março. Participaram 16 pesquisadores e dois coordenadores, que entrevistaram 1.360 pessoas.

Neste ano, também foram realizadas pesquisas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), em março, e no Paraná Business Collection, em maio. Outros quatro eventos deverão receber a visita de equipes do Instituto até o fim do ano.

O levantamento apontou que 9,4% dos espectadores – aproximadamente 17 mil pessoas – são turistas; 85,1%, moradores de Curitiba; e 5,5%, da Região Metropolitana. Dos turistas brasileiros que acompanharam o evento, 21,1% são do Rio de Janeiro; 20,3% de São Paulo; e 16,4% de Santa Catarina. O restante é do interior do Paraná, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Pernambuco.

A França é o maior polo emissor internacional de turistas para o festival, com 2,3% do total. Em seguida, empatados com 0,8%, estão Colômbia, Inglaterra, Japão, México, Paraguai. A maioria dos turistas (68%) procurou outros atrativos para conhecer na cidade, como bares (56,3%), restaurantes (49,4%) e exposições (29,9%). As mulheres são maioria (56%) do público que acompanhou as apresentações do festival. A faixa etária predominante ficou entre 25 e 34 anos (33,2%); 39,3% do público tem ensino superior completo e renda mensal entre R$ 1,6 mil e R$ 3 mil (23,2%), seguida pela faixa de renda de R$ 3 mil a R$ 6 mil (21,2%).

“Como já imaginávamos, o festival é um evento importante para movimentar a economia da cidade”, afirmou Juliana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS