Da Redação   |   03/08/2009 19:23

Internet é principal fonte de pesquisa de viagens em SP

69% dos que responderam a entrevista do MTur durante o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil disseram que usam a internet como fonte de pesquisa para decidir o destino de suas viagens

A internet é a principal fonte de informação utilizada pelo turista para escolher um destino de viagem. A informação consta de pesquisa realizada, entre 1º e 5 de julho, com o público do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. O meio eletrônico foi apontado como o preferido por 69% dos entrevistados.

“Quem não tem um bom site está perdendo oportunidades”, alertou o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. Ele apresentou os resultados do Salão, nesta segunda-feira (3/8), em Brasília, para os gestores que atuam como interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo do MTur.

De acordo com o diretor, os números da pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), comprovam a consolidação do salão como espaço para divulgação e comercialização de produtos turísticos. “Nesta quarta edição do evento houve um salto qualitativo em relação ao ano passado”, afirmou, durante o 13º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo.

Indicadores que mostram a movimentação econômica, expectativas de vendas das empresas e a satisfação dos visitantes e empresários confirmam o sucesso da iniciativa do MTur. A Rodada de Negócios, por exemplo, atendeu às expectativas de 64,7% dos empresários/compradores e de 57,8% dos vendedores. Em relação ao visitante, o percentual chegou a 79,5%. Quando indagados sobre a intenção de voltar ao Salão do Turismo, em 2010, 96,2% dos visitantes, 92,4% dos vendedores e 79,2% dos expositores privados responderam que “sim”.

O Salão do Turismo teve público de 98 mil visitantes de 13 Estados. Gerou expectativas de negócios, para o período de 12 meses, da ordem de R$ 126 milhões para vendedores e R$ 89,3 milhões para compradores. No espaço Vitrine do Brasil (artesanato, joias, moda, agricultura familiar) as vendas alcançaram R$ 831 mil. Na área gastronômica, o faturamento foi de R$ 224 mil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS