Felipe Niemeyer   |   27/08/2009 14:34

Olá, Turista! é lançado no Rio e quer formar 80 mil

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, lançaram hoje, oficialmente, o programa Olá, Turista!.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, lançaram hoje, oficialmente, no Rio de Janeiro, o programa Olá, Turista!, que tem o objetivo de capacitar profissionais ligados ao setor de turismo visando à Copa do Mundo de 2014. Na primeira fase do programa, até o final de 2010, a expectativa é formar 80 mil profissionais que lidam diretamente com os turistas estrangeiros em inglês e espanhol.

O projeto de formação à distância é gratuito e será implementado em três cidades-sedes da Copa e seus entornos – Rio de Janeiro (Búzios, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis), Salvador (Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Manaus (Barcelos e Parintins). O programa terá uma aplicação piloto até outubro para 500 participantes do Rio de Janeiro e Salvador. Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 14 milhões. A partir de janeiro de 2010 o Olá, Turista! será implantado nas 12 cidades-sedes da Copa de 2014. Haverá salas de conexão e orientadores regionais em cada localidade para dar apoio a quem tem dificuldades em acessar a internet.

Em cinco anos, segundo o ministro Barretto, a meta é capacitar 300 mil profissionais do setor. Futuramente os módulos de ensino serão ampliados para outros temas, como práticas de boas maneiras e segurança alimentar, por exemplo. E serão ministrados nos 65 destinos considerados indutores do turismo no País, de acordo com o MTur.

Podem participar dos cursos os segmentos de hotelaria, gastronomia, segurança e saúde, comércio em geral, atrativos turísticos, transporte, informações turísticas e educação. “Mas é importante destacar que esse projeto só será possivel com o envolvimento de todas as entidades, associações e sindicatos, que são os organismos que deverão indicar os interessados e replicar a iniciativa”, disse Barretto. Para participar dos cursos é necessário fazer parte de uma associação ou entidade de classe.

Em 1º de setembro começam as inscrições das associações pelo site www.olaturista.org.br. As empresas e organismos de classe participantes receberão um selo de qualidade identificando que foram capacitadas. Na ocasião, o presidente do Sindrio, vice da FNHRBS e diretor da ABIH Nacional, Alexandre Sampaio, garantiu o apoio e a participação das três entidades que representa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS