Felipe Niemeyer   |   30/11/2009 11:31

Entidades lançam hoje campanha conjunta contra fumo

Sete das mais expressivas entidades dos setores de hospitalidade, gastronomia, panificação, turismo e combustíveis do País realizam hoje, às 19h, no Rio e Janeiro, o lançamento nacional da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros para menores de 18 anos.

Sete das mais expressivas entidades dos setores de hospitalidade, gastronomia, panificação, turismo e combustíveis do País realizam hoje, às 19h, no Rio e Janeiro, o lançamento nacional da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros para menores de 18 anos. O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Luiz Lenhart, junto com representantes da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH), da Industria de Panificação e Confeitarias (Abip), de Bares e Restaurantes (Abrasel), de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), a Confederação Nacional de Turismo (CNTur) e o Sindicato Nacional das Empresas de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) apresentarão detalhes da campanha que tem inicio este mês e deve chegar a 250 mil pontos de vendas do varejo. A Souza Cruz, líder no mercado brasileiro de cigarro, com mais de 60% de market share, apoia a iniciativa.

Segundo Norton Lenhart, presidente da FNHRBS, o combate à venda de cigarros para menores de idade é um tema de grande relevância para todo o setor, que vem buscando adotar práticas cada vez mais sustentáveis. “É consenso mundial, independente da atividade produtiva em questão, que, para garantir um negócio próspero, além do lucro, é preciso perseguir práticas de responsabilidade social. O consumo de cigarros por menores de 18 anos é um dos temas em que o setor está focado em solucionar, já que é diretamente ligado à nossa cadeia produtiva”, disse.

A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares apoia uma legislação equilibrada, que permita a convivência entre fumantes e não-fumantes em recintos públicos abertos e fechados, separados por barreira física e com sistema de ventilação/ exaustão adequado. “O cigarro é um produto legal e o ato de fumar é uma opção pessoal, de adultos conscientes dos riscos associados, e que devem ter seus direitos respeitados. E somos conscientes de que, em hipótese nenhuma, crianças e adolescentes estão aptos a assumirem este risco”, afirma Lenhart.

Segundo a FNHRBS, as leis em vigência em alguns Estados brasileiros são inconstitucionais e excluem o fumante do convívio social em bares e restaurantes. “Vários outros Estados do País, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás adotam a lei federal, que é mais flexível e permite a convivência entre os dois grupos, sem prejuízo, de nenhuma ordem, para nenhuma das partes”, finaliza Lenhart.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS