Maria Izabel Reigada   |   13/11/2009 14:59

MTur prepara mapeamento de turismo étnico no País

Com a reestruturação realizada no Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (Deaot) do MTur, após a saída de Tânia Brizolla, a coordenação de Segmentação do Deaot foi assumida por Sáskia Lima

Com a reestruturação realizada no Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (Deaot) do MTur, após a saída de Tânia Brizolla, a coordenação de Segmentação do Deaot foi assumida por Sáskia Lima (foto). Entre os trabalhos desenvolvidos pela coordenadora está o mapeamento dos produtos e destinos étnicos do Brasil, iniciado há cerca de dois meses. “É um trabalho realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Turismo e que deverá estar concluído até o final do ano”, conta. Apesar disso, na próxima semana, durante o I Encontro Técnico de Turismo Étnico, Sáskia divulgará resultados preliminares do mapeamento.

“O objetivo é identificarmos os profissionais que já trabalham com turismo étnico, os produtos e destinos que poderão ser estruturados para oferecermos o turismo étnico”, diz. Para ela, demanda já existe, especialmente no mercado internacional. “Temos o conhecimento empírico de que há demanda, principalmente nos Estados Unidos e Europa, para desenvolvermos produtos étnicos, dentro do turismo cultural.” Na próxima semana, dia 18, a coordenadora de Segmentação do MTur participa do Encontro Étnico e, no sábado, dia 21, fala sobre turismo religioso dentro da programação do Festival do Turismo de Gramado.

Tópicos relacionados