Maria Izabel Reigada   |   10/11/2009 10:09

OMT: gastos de turistas caem 10% no 1o semestre

As chegadas internacionais de turistas caíram no primeiro semestre deste ano, mas os gastos deles nos destinos visitados sofreram redução ainda maior, segundo estudo divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

As chegadas internacionais de turistas caíram no primeiro semestre deste ano, mas os gastos deles nos destinos visitados sofreram redução ainda maior, segundo estudo divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Pela primeira vez, a entidade analisou além do total de chegadas, o valor das divisas que os visitantes deixam nos destinos turísticos. Segundo a organização, enquanto o total de turistas internacionais caiu 8% no mundo nos primeiros seis meses do ano, em comparação ao primeiro semestre de 2008, os gastos desses visitantes sofreram redução de 10%. Para o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, a introdução da medição dos gastos dos visitantes permitirá um acompanhamento mais próximo do mercado em “tempos mais difíceis”.

O estudo apresentado pela OMT mostra ainda que entre janeiro e agosto as chegadas internacionais caíram 7%, no comparativo com o mesmo período de 2008. Foram 600 milhões de chegadas, contra 643 milhões entre janeiro e agosto de 2008. O índice leva a organização a manter a previsão de 5% de redução em 2009, também na comparação com o ano anterior. Em relação aos gastos dos visitantes, a expectativa é de que queda, neste ano, fique em 7%. “Durante todo o ano, o setor turístico mundial enfrentou grande número de desafios, encabeçados pela crise econômica mundial, a retração do crédito e o aumento do desemprego, para não mencionar a pandemia de gripe”, disse o secretário geral da OMT. “Poucas vezes na história conhecida do turismo o setor teve de lutar em tantas frentes ao mesmo tempo”, completou.

Para 2010, a expectativa da OMT é de recuperação do setor, com crescimento pequeno, de entre 1% e 3%, em comparação aos números deste ano.

Tópicos relacionados