Felipe Niemeyer   |   30/11/2009 13:33

UNB faz estudo sobre aviação X consumo de brasileiros

Segundo um estudo do Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília (UNB), feito a pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o transporte aéreo foi um dos setores mais dinâmicos da economia entre 1999 e 2008.

Segundo um estudo do Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília (UNB), feito a pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o transporte aéreo foi um dos setores mais dinâmicos da economia entre 1999 e 2008, período em que registrou crescimento trimestral médio de 2,5% enquanto a expansão da economia foi de 3,3%. Nesse mesmo intervalo de tempo, constatou-se que a cada aumento de 1% no desemprego houve um recuo de 1,5% da demanda do setor. Por outro lado, uma desvalorização cambial de 1% provocou expansão de 0,22% no fluxo de passageiros transportados.

Com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006, o estudo mostra que o transporte aéreo respondeu por 0,34% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e por 11,84% do PIB do setor de turismo há três anos. O setor aéreo contribuiu com 1,5% do consumo total dos brasileiros e respondeu por 3,23% do que foi consumido por pessoas com renda mais alta em 2006, segundo o estudo da UNB.

O levantamento também mostra que, a cada R$ 1 milhão produzido pelo transporte aéreo, são gerados em torno de sete empregos diretos. O impacto para a criação de vagas indiretas, cerca de 17, fica acima de outros setores industriais como indústria de móveis, material eletrônico e equipamentos de comunicações.

O estudo indica que o impacto de qualquer problema na aviação não é tão grande dentro do próprio setor, mas reflete diretamente em outros setores da economia e que o setor aéreo está na 16ª posição entre 79 setores econômicos que mais estimulam a economia por meio da demanda de insumos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS