Gabriel Guirão   |   30/12/2009 15:55

João Pessoa CVB traça perfil do turista de negócios

Uma pesquisa elaborada pelo João Pessoa Convention e Visitors Bureau, por meio do Observatório de Turismo da instituição, revelou indicadores positivos sobre o segmento turístico de Negócios e Eventos na capital paraibana.

Uma pesquisa elaborada pelo João Pessoa CVB, por meio do Observatório de Turismo da instituição, revelou indicadores positivos sobre o segmento turístico de Negócios e Eventos na capital paraibana. Os números foram apresentados hoje (quarta, dia 30) pelo gerente executivo da entidade e coordenador da pesquisa, Ferdinando Lucena.

O estudo “Impacto Econômico dos Eventos realizados em João Pessoa” analisou quatro eventos: Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste (educação), VII SEMETRO (tecnologia), 10º ENANCIB (sistemas de informação) e 20º Congresso Nacional de Criminalística (direito).

Os pesquisadores entrevistaram 281 participantes. O resultado foi que os eventos pesquisados injetaram, em média, R$ 3,9 milhões na economia local, sendo a maior parte deste montante relativa a despesas com hospedagem, alimentação e transporte.

Veja abaixo o perfil dos turistas:
54% visitaram pela primeira vez a cidade-sede do evento.
O meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (64%).
Dos turistas participantes dos eventos, pelo menos 23 Estados foram catalogados;
29% têm entre 41 a 50 anos, 27%, entre 30 e 40 anos e 25% entre 18 a 29 anos;
Com relação à escolaridade, 59% têm mestrado, doutorado ou especialização;
59% avaliaram como boa a organização dos eventos realizados;
55% aprovaram como bom os equipamentos audiovisuais utilizados;
74% dos entrevistados são servidores públicos e 14% pertencem a iniciativa privada;
Faixa mensal de renda: 24% declararam renda entre R$ 3 mil e 5 mil; 23% entre R$ 5 mil e 8 mil; 20% entre R$ 1 mil e 3 mil; 17% entre até R$ 1 mil, 10% entre R$ 8 mil e 11 mil e 6% acima de 14.000 mil mensais;
83% dos entrevistados avaliaram os preços cobrados na cidade como acessíveis;
30% utilizaram algum serviço de agência de turismo na vinda para o evento, onde 6% na compra de passagens aéreas, 5% transfer e 16% reserva de hospedagens e 3% com passeios;
100% da amostra possuíam stands;
50% dos eventos tiveram apoio do poder público;
80% dos eventos, o público alvo eram profissionais da área e 20% estudantes;
75% dos entrevistados consideram a cidade apta a realizar eventos de pequeno e médio porte;
75% trariam outros eventos para a capital paraibana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS