Felipe Niemeyer   |   06/04/2010 17:15

Brasil conhece modelo do Chile para normatização do setor

O Brasil está implantando o seu programa de qualidade em turismo.

O Brasil está implantando o programa de qualidade em turismo. As experiências sobre modelos adotados em outros países estão sendo apresentadas e discutidas hoje no Rio de Janeiro, no seminário Qualtur 2010, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), que segue até 18h, no Rio Othon Palace. O objetivo é discutir critérios para a criação de um Selo de Qualidade para equipamentos e serviços turísticos, previsto na Lei 11.637/07.

Na ocasião, a experiência chilena foi apresentada. O país adotou 48 normas técnicas para qualificar equipamentos, serviços turísticos e guias de turismo, que são identificados por um selo fornecido por órgãos certificadores de vários países. O Chile conta hoje com um Sistema de Qualidade de Serviços Turísticos de adesão voluntária, construído em parceria pelo governo, iniciativa privada, entidades de classes e representantes dos consumidores.

“Um dos objetivos do evento é mostrar como o tema qualificação está sendo tratado por outros países”, afirmou o diretor do Departamento de Estrutura e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

“O foco da normatização do segmento no Chile é desenvolver uma cultura de qualidade dos serviços orientada para o cliente”, destacou o responsável pela unidade de Qualidade dos Serviços Nacional de Turismo do Chile, Claudio Mauricio Loader. Segundo ele, o programa de normalização representa a espinha dorsal do Sistema de Qualidade desenvolvido no país.

O processo começou a partir da constatação de que o país conta com atrativos para um turismo “seletivo”, com ênfase em aspectos culturais. E também da necessidade, por exemplo, de desenvolver um mecanismo eficiente de controle do mercado, sem comprometer o modelo econômico calcado na livre iniciativa.

O Chile tem 12 mil estabelecimentos turísticos registrados. Universo que abriga, entre outros, 3,5 mil meios de hospedagem, mil agências e operadoras de viagem e 3 mil restaurantes. Os principais destinos trabalhados são o Deserto de Atacama, a Ilha de Páscoa, as cidades de Santiago e Valparaíso, os Lagos Vulcânicos e a Patagônia.

O Qualtur prossegue até o final do dia com mais uma palestra internacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS