Artur Luiz Andrade   |   10/05/2010 19:50

Estrangeiros no Brasil voltam a ser menos de 5 milhões

A retração do turismo mundial em 2009 afetou a vinda de estrangeiros ao Brasil. Essa é a conclusão do Ministério do Turismo para o resultado de janeiro a dezembro do ano passado, quando o País recebeu 4.802.217 turistas estrangeiros

A retração do turismo mundial em 2009 afetou a vinda de estrangeiros ao Brasil. Essa é a conclusão do Ministério do Turismo para o resultado de janeiro a dezembro do ano passado, quando o País recebeu 4.802.217 turistas estrangeiros, número 4,9% menor do que em 2008 (5.050.099). A Europa, maior emissora de turistas do mundo e com alguns dos países mais afetados pela crise econômica mundial, foi responsável por grande parte do recuo.

A maior queda foi registrada no mercado português, 17,4%. Na Espanha, foi de 13,8%. Portugal e Espanha estão entre os países mais afetados pela crise.

Os argentinos, líderes no ranking de estrangeiros que mais visitam o Brasil, não só mantiveram a posição como vieram em número ainda maior para o Brasil em relação aos anos anteriores. Foram 1.211.159 em 2009, 193.484 a mais do que em 2008. A maioria desses “novos” turistas argentinos, 101 mil, veio ao Brasil por terra.

"O fluxo intrarregional é responsável pela maioria das viagens internacionais em todo o mundo. O fenômeno é observado nos destinos europeus, asiáticos, e também na América do Sul. Daí a atenção dada à promoção internacional nos últimos anos", afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto. "Temos de considerar ainda que a redução no fluxo de visitantes estrangeiros foi compensada pela grande movimentação do mercado doméstico", diz. Em 2009, foram registrados 56 milhões de desembarques aéreos domésticos, recorde histórico e número 3,7% maior do que o registrado em 2008.

O ano, segundo o MTur, começou promissor, com sinais de crescimento do fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil. Em janeiro e fevereiro de 2010, o número de desembarques aéreos internacionais cresceu, em média, 16,53% em relação ao mesmo período do ano passado. O gasto dos turistas estrangeiros no Brasil aumentou em média 16% no primeiro trimestre em relação ao três primeiros meses de 2009 (o cálculo do Banco Central considera as trocas cambiais oficiais e os gastos com cartão de crédito).

"Os resultados dos primeiros meses do ano mostram que 2010 será o ano de consolidação dos resultados alcançados até agora, numa curva de crescimento em que 2009, com a crise econômica mundial, foi a exceção", diz a presidente da Embratur, Jeanine Pires. De 2003 a 2009, a receita em dólares gerada pelos estrangeiros que visitam o Brasil cresceu 114%, passando de US$ 2,47 bilhões para US$ 5,3 bilhões. No mesmo período, a evolução da receita do turismo mundial foi de 66%, e o crescimento das exportações brasileiras, em geral, de 109%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18837 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.