Artur Luiz Andrade   |   11/08/2010 13:00

Tam propõe flexibilização e DU internacional

Tam apresenta sua proposta à Abav: DU internacional começa em setembro.

O vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, e o diretor de Vendas da empresa, Klaus Kühnast, acabam de apresentar aos presidentes de Abavs nova proposta de remuneração. Na DU doméstica, devido a um pedido do Ministério Público, a Tam sugere a flexibilização da taxa a partir de janeiro de 2011. Ou seja, no sistema haverá um campo para cada agência cobrar o que quiser, até 10% do bilhete ou R$ 30, o que for maior. O MP acusou a Tam e a Abav de formarem cartel com a taxa unificada. A Tam ainda não decidiu que valor cobrará em sua venda direta, mas já disse que no site contiuará não cobrando a DU.

Ainda na proposta da Tam, a DU internacional entraria em vigor em duas etapas. No dia 1 de setembro, a comissão cairia para 2% e a DU seria de 4%. Em janeiro de 2011, a comissão seria zero, como no doméstico, e a DU flexível.

Outra mudança será em relação à tarifa GR, de venda ao governo. A Tam quer unificar a comissão em 7% e 6% em todo o País, no modelo de hoje.

O Conselho de Presidentes e a diretoria da Abav vai se reunir à tarde para decidir se aceita a poroposta. Mas alguns já pediram mais prazo para o início da DU internacional e volta a negociação da questão do site da Tam. A seu favor, a Tam tem o contrato assinado há pouco mais de dois anos e que já previa que não haveria cobrança em seu site, nem no doméstico e nem no internacional. O contrato vale até 2013.

Tam adia início da proposta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.