Gabriel Guirão   |   09/09/2010 08:51

Veja perfil de quem visitou a Bienal do Livro em SP

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo , divulgou o perfil de quem visitou a Bienal do Livro, que aconteceu de 12 a 22 de agosto, no Anhembi, e recebeu 740 mil pessoas. Exatas 783 pessoas foram entrevistadas pela SP Turis.

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SP Turis), divulgou o perfil de quem visitou a Bienal do Livro, que aconteceu de 12 a 22 de agosto, no Anhembi, e recebeu 740 mil pessoas. Exatas 783 pessoas foram entrevistadas pela SP Turis. Os participantes se dividiram entre 70% mulheres e 30% homens. A média de idade ficou entre 30 e 39 anos (29,2%). A maioria do público tinha o ensino superior completo (45,8%) e apenas 1,7% era do ensino fundamental.

Assim como na Fórmula Truck, a maior parte do público residia em São Paulo (60,6%). O motivo da estada em São Paulo dos 39,4% restantes se dividiu da seguinte maneira: Bienal do Livro (84,3%); lazer (8,8%); negócios (3%); visita a amigos/parentes (2,2%); e estudo (1,7). Os Estados que mais “enviaram” turistas para o evento foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Já as cidades que despontam na lista foram Guarulhos, Santo André, Campinas, Jundiaí e Diadema – todas do Estado de São Paulo.

Do total de participantes do evento, 290 mil eram visitantes. Eles gastaram em média R$ 388 a cada 1,3 dias. Estes gastos geraram uma receita com turismo de R$ 91 milhões. Os maiores gastos foram com compras (38,2%), seguidos de hospedagem (21,5%), alimentação (18,2%), lazer (12,8%) e táxi (9,3%). Apenas 8,9% ficaram hospedados em hotéis e outros 7,6% optaram por casas de amigos. O maior gasto neste evento, obviamente, foi com livro (75,7), mas os visitantes também compraram eletrônicos (9,6%), vestuário (7,1), CDs e DVDs (4%), eletrodomésticos (2%), brinquedos (1,2%) e relógios/óculos (0,4%).

Para chegar ao evento o meio de transporte predominante foi o carro (42,2%). Na sequência, aparecem ônibus intermunicipal (21,1%), ônibus fretado (19,4%), trem (9,7%) e avião (7,6%). Além de todos estes itens estudados, a SP Turis questionou o que o turista faria se ficasse mais um dia na cidade. Exatos 23,5% iriam ao teatro, 16% visitariam um museu, 14,2% fariam compras, 11,9% assistiriam a um show, 10,2% iriam a um restaurante, 9,9% visitariam amigos/parentes, 6,7% fariam negócios, 4,3% cuidariam da saúde e 3,3% praticariam esportes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS