Gabriel Guirão   |   29/11/2010 12:32

Abav-SP encerra ciclo do Fórum Executivo 2010

A Abav-SP realizou hoje, no Hotel Bourbon São Paulo, a última edição deste ano do Fórum Executivo Abav. O encontro foi o único aberto a imprensa e repetiu a apresentação que foi feita durante a Feira das Américas –Abav 2010, com o tema “Tecnologia, a agência de viagens ideal”.

A Abav-SP realizou hoje, no Hotel Bourbon São Paulo, a última edição deste ano do Fórum Executivo Abav. O encontro foi o único aberto à imprensa e repetiu a apresentação que foi feita durante a Feira das Américas – Abav 2010, com o tema “Tecnologia, a agência de viagens ideal”. A palestra foi ministrada por Luis Vabo, do Reserve, Aoron Beyer, da Benner, e Rafael Figueiredo, da WTS Consultoria.

O diretor do Reserve iniciou a apresentação e ressaltou que as empresas devem se atentar às mudanças que o mundo está oferecendo em tecnologia. “O que era moderno nos anos 1980 hoje não é mais um grande utilitário. Todas tecnologias dos anos 1990 e 2000 podem ser acessadas por um smartphone. O mesmo está acontecendo com o mercado das agências de viagens. É preciso se reinventar”, comparou Vabo.

Na sequência, o executivo da Benner falou sobre como uma empresa pode diminuir custos. “O ideal para uma agência é possuir um sistema integrado desde o pedido até o pagamento”, disse. Outra tecnologia apontada por Beyer foi a Business Intelligence, que prepara balanços e relatórios para que o dono da agência e seus fucionários tenham controle sobre cada processo que acontece na empresa.

Para encerrar, o diretor executivo da WTS, Rafael Figueiredo, pontuou que outro fator que deve ser considerado como ideal para uma agência de viagens nos dias de hoje é a segmentação dentro do mercado. “Se especializar em um destino, ou segmento, por exemplo, faz com que a empresa se diferencie da concorrência”, comentou. Ele reforçou também que a tecnologia serve como um agregado importante na estratégia de comunicação da empresa. “As grandes redes de fast food têm um case de sucesso na hora da venda. A rede oferece um produto por um preço acessível, e quando o cliente gasta alguns Reais a mais, ele ganha um upgrade no próprio pedido ou algum produto a mais”, concluiu.

O presidente da Abav-SP, Edmar Bull, salientou que a entidade sabe que o investimento em tecnologia é alto e trabalhoso, mas é necessário o empresário saber destes gargalos para se destacar no mercado. “A tecnologia reduz custos. Os funcionários devem entender que o papel deles dentro agência vai mudar”, completou.

Os dirigentes concluíram que uma agência de viagens ideal é a empresa que possui tecnologia atual e é segmentada.

Vale lembrar que a programação de 2011 retorna em fevereiro, mas não será aberta a imprensa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS