Rhaiane Sodré   |   27/07/2011 10:36

Abav-RJ divulga estudo de Turismo de Aventura no Estado

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav/RJ) realizou junto a associados um levantamento sobre o mercado de Turismo de Aventura no Estado. O segmento apresentou crescimento de no mínimo 10%, nos últimos dois anos

A Abav-RJ realizou junto a associados um levantamento sobre o mercado de Turismo de Aventura no Estado. O segmento apresentou crescimento de no mínimo 10%, nos últimos dois anos.

“O Rio de Janeiro possui grande vocação para a atividade. A expectativa é de crescimento ainda maior para os próximos anos, já que as normas técnicas estão cada vez mais sólidas e abraçando a ideia de contato com a natureza, muito difundida atualmente”, acredita o presidente da entidade, Luiz Strauss de Campos.

A pesquisa constatou que a maioria dos turistas de aventura, que vem ao Estado por meio de agências de viagens, é de elevada escolaridade e está em viagem de lazer. Já a faixa etária dos visitantes é variada. Os turistas que têm entre 18 e 29 anos visitam o Estado em companhia de amigos, e os de 30 a 39 anos juntamente com seus parceiros. Já os de faixa etária superior viajam acompanhados da família.

As atrações turísticas mais visitadas pelo público no Rio de Janeiro são as praias, o Parque da Catacumba, a Floresta e Maciço da Tijuca, Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Morro da Urca e Pão de Açúcar. As atividades mais praticadas são o mergulho, escalada e voo livre (parapente e asa delta).

Os destinos fluminenses mais visitados pelos aventureiros são Arraial do Cabo e Costa Verde (Ilha Grande e Angra dos Reis). Grande parte dos visitantes nacionais vem de São Paulo e Minas Gerais. Já os turistas estrangeiros são, em sua maioria, de países europeus como Alemanha, França e Espanha.

Os destinos nacionais mais cobiçados pelos fluminenses que viajam em busca de turismo de aventura são Bahia (Chapada Diamantina, Itacaré e Caraíva) e Fernando de Noronha (Pernambuco). No âmbito internacional, o destaque vai para Nova Zelândia, Costa Rica e Austrália.

Tópicos relacionados