Maria Izabel Reigada   |   10/04/2012 16:14

Empresa de hospedagem alternativa abre escritório em SP

Hospedagens alternativas estão cada vez mais populares aqui no Brasil, segundo a AirBNB, empresa que se define como um “super-mercado” on-line de hospedagens alternativas mundo afora. Com sede em San Francisco, na Califórnia

Hospedagens alternativas estão cada vez mais populares aqui no Brasil, segundo a AirBNB, empresa que se define como um “super-mercado” on-line de hospedagens alternativas mundo afora. Com sede em San Francisco, na Califórnia, a empresa abriu nesta semana escritório em São Paulo tendo Christian Gessner e Stefan Schimenes como diretores. Na prática, o AirBNB funciona como uma plataforma para anúncio de meios de hospedagem alternativos – de quartos de visita e apartamentos inteiros passando por palácios ou casas na árvore, por exemplo.

Segundo a empresa, a demanda por esse tipo de hospedagem cresceu 1.200% no ano passado e, para sustentar esse crescimento, decidiu-se pela abertura do escritório brasileiro. “Como o maior país da América Latina, o Brasil é um ponto estratégico para estabelecer nossa presença no mercado latino-americano. Além disso, os brasileiros viajam frequentemente, tanto pelo País quanto para o Exterior, e os números apontam que, cada vez mais, as pessoas estão reservando acomodações pela Airbnb”, diz Gessner. No ano passado, segundo o executivo, os brasileiros reservaram mais de 52 mil diárias pela AirBNB em 2011. No total, esse número ultrapassou cinco milhões. Do outro lado, os brasileiros que anunciaram hospedagens alternativas faturaram cerca de R$ 2,5 milhões.

Com mais de 100 mil imóveis disponíveis em 19 mil cidades de 192 países, a AirBNB apresenta-se como líder e pioneira no movimento que define como “consumo colaborativo”. Entre os índices registrados no ano passado pela empresa, 75% das diárias reservadas foram feitas fora dos Estados Unidos. O site da empresa, fundada em agosto de 2008, é o www.airbnb.com.

Tópicos relacionados