Rhaiane Sodré   |   26/04/2012 14:36

SindRio consegue liminar para comercialização de vinhos

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) conseguiu uma liminar que permite que todos os seus hotéis, bares e restaurantes associados

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) conseguiu uma liminar que permite que seus associados comercializem vinhos adquiridos até 12.09.2011 sem o selo fiscal – uma recente exigência, que prejudicava muitas empresas.

A entidade apresentou à 22ª Vara da Justiça Federal um Mandado de Segurança Coletivo assim que a Receita Federal, através da Instrução Normativa nº 119, publicada em setembro do ano passado, passou a exigir que vinhos, espumantes e champanhes, nacionais e importados, comercializados em território nacional, apresentem um selo oficial de controle. A medida desconsidera os vinhos comprados pelos estabelecimentos antes de sua publicação.

Os associados do SindRio, no entanto, devem respeitar a regra da Receita em compras feitas a partir de 12 de setembro de 2011. A multa prevista para os desobedientes pode alcançar de duas a cinco vezes o valor do tributo incidente sobre o produto e tal comércio pode ser considerado crime de sonegação, com detenção de dois meses a um ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rhaiane Sodré

Rhaiane Sodré tem 1909 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS