Claudio Schapochnik   |   05/07/2012 14:30

Operadores são treinados sobre observação de baleia (SC)

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Santa Catarina, realizou no mês passado curso de capacitação do turismo de observação de baleias embarcado (Tobe)

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Santa Catarina, realizou no mês passado curso de capacitação do turismo de observação de baleias embarcado (Tobe). A atividade reuniu cerca de 40 representantes de oito operadoras de turismo embarcado para atuar em Garopaba, Imbituba, Palhoça e Florianópolis – todas cidades catarinenses.

“O curso é pré-requisito para o cadastramento e a renovação da autorização para a promoção de atividades ligadas à observação da baleias francas. Segundo a chefe da unidade, Maria Elizabeth da Rocha, no curso foi possível passar informações sobre biologia e comportamento das francas, status de conservação da espécie, leis e normas que regem o turismo de observação, além de discursos e a prática dos administradores e técnicos das empresas que atuam nesse setor”, explica o ICMBio por meio de um comunicado.

NÚMEROS
Foram apresentados ainda os números do balanço dos passageiros e as análises de dados enviados de 2011. De cerca de 3 mil passageiros analisados, 91% são provenientes do Brasil, 5% da Europa, 3% da América do Norte e 4% de outros países. Os Estados brasileiros com mais representatividade foram Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná com 30%, 23%, 22% e 16%, respectivamente.

Tópicos relacionados