Maria Izabel Reigada   |   08/11/2012 09:46

Nigéria e smart TVs são tendências no turismo

O centro de pesquisas Euromonitor apresentou nesta semana cinco grandes tendências para o setor de viagens e turismo nos próximos cinco anos.

O centro de pesquisas Euromonitor apresentou nesta semana cinco grandes tendências para o setor de viagens e turismo nos próximos cinco anos. Entre elas, há novidades tecnológicas, como as “smart TVs”, mas também tendências de consumo, como o fim dos “destinos proibidos” ou com restrições. Segundo o estudo, os aparelhos de televisão serão fundamentais no planejamento das viagens. Não apenas na inspiração para elas, como ocorre hoje com o conteúdo exibido, publicitário ou não, mas também na conexão com a internet.

Hoje, se gundo o estudo, apenas 25% dos novos televisores permitem conexão à internet mas, em 2016, esse número será de 75% dos aparelhos. “No futuro, pessoas que assistam a um programa de viagens poderão reservar imediatamente um passeio, por meio de suas“smart TVs”, através de aplicativos”, prevê o estudo. Outra tendência no médio prazo é o fim das barreiras políticas entre destinos, beneficiando principalmente cidadãos norte-americanos. As viagens a Cuba, por exemplo, devem dobrar até 2016, segundo o estudo.

Também aparece como tendência a transformação de sofisticadas marcas de automóveis em grifes da hotelaria, como a Lamborghini, especialmente na Ásia. Outra tendência refere-se diretamente ao mercado indiano, cujos turistas deverão lotar destinos como Dubai e outras cidades do Oriente Médio onde há farta venda de artigos em ouro. “Nos primeiros três meses deste ano, indianos compraram US$ 5 bilhões nos mercados de ouro dos Emirados Árabes Unidos”, diz o estudo. O número de visitantes indianos deve crescer média de 7% a cada ano, até 2016, no países do Oriente Médio.

Outro destino que terá destaque nos próximos cinco anos, segundo o Euromonitor, é a Nigéria. Segundo o estudo, as economias africanas estão em desenvolvimento, criando uma classe média que viajará pelo continente. Nairobi aparece como um destino destacado, especialmente por sua indústria cinematográfica – com mais de duas mil produções anuais, de acordo com o Euromonitor. Depois de Bollywood, na Índia, a pesquisa denomina Nairobi de Nollywood. A expansão de aéreas low cost, low far no continente também deverá beneficiar o país, ainda de acordo com a pesquisa do Euromonitor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS