Biaphra Galeno   |   25/02/2013 17:30

Painel do Lacte discute se há mercado aquecido no País

Uma das sessões educativas realizadas na oitava edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte) abordou o momento do mercado corporativo no Brasil. As perguntas eram diretas: ele está aquecido, dá para negociar neste cenário?

Uma das sessões educativas realizadas na oitava edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte) abordou o momento do mercado corporativo no Brasil. As perguntas eram diretas: ele está aquecido, dá para negociar neste cenário? O público compareceu, tanto que cadeiras tiveram de ser colocadas na sala e participantes ficaram em pé.

A mediação do encontro ficou por conta de Heber Garrido, do Transamérica Hospitality Group, que teve como participantes Ana Luísa Prado, da Camargo Corrêa – no papel de cliente –; Marcus Silveira, da Gol – fornecedor de aéreo –; Flávio Monteiro, da Blue Tree Hotels – fornecedor de hospedagem –; e Sérgio Sanches, da CWT – como TMC.

Para mostrar se o mercado está aquecido ou não, Sanches apresentou números referentes à movimentação da Abracorp entre 2011 e 2012. No aéreo doméstico, o volume financeiro cresceu 13% no período. “Isso representa aquecimento? Não”, disse o executivo, justificando uma série aumentos operacionais das cias aéreas, sobretudo em relação ao combustível. No doméstico, a quantidade de bilhetes aumentou 3,27%, o que também não demonstra sinais de aquecimento.

No internacional, o crescimento no volume financeiro aumentou 12,81%, porém a quantidade obteve queda de 3,61%. “Isso significa que as empresas estão controlando mais as viagens de seus executivos”, explicou Sanches.

Em relação à hotelaria, os índices apontam queda na taxa média de ocupação na casa de 3,7% ao passo que o volume financeiro nesta categoria aumentou 10,4%. A queda na ocupação foi registrada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para ele, é possível negociar, sim, neste cenário. “Temos de pensar primeiramente em informação. É o que faz a diferença em todo o processo de negociação”. Com um cenário de fusões e parcerias, Sanches afirma que as TMCs têm de estar atentas a tudo para negociar com os clientes e fornecedores da melhor forma possível.

Veja aqui a opinião do cliente final corporativo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS