Fabíola Bemfeito   |   06/03/2013 14:40

"Planejamento de viagens é dominado pelo meio on-line"

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line. Entre os recursos utilizados pelos viajantes entrevistados

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line. "Hoje o planejamento de viagens é dominado pelo ambiente on-line, ainda que muitos consumidores chequem serviços e reviews por indicações dos agentes", afirma Marco Jorge, gerente de Território do Trip Advisor na América Latina.

Entre os recursos utilizados pelos potenciais viajantes entrevistados, 67% dos brasileiros pesquisam websites de reviews para decidir por destinos e hotéis, 58% entram nos ambientes das agências de viagens on-line e 31% se informam por meio de mídias sociais. Já o ambiente tradicional (off-line) foi assim caracterizado, segundo a pesquisa: 53% consultam operadoras de viagens, 50% os amigos e família e 28% as agências de viagens físicas. Há ainda um percentual de 25% que dizem pesquisar revistas e folhetos informativos.

Claro que é preciso considerar que o estudo, realizado pelo maior site de reviews e opiniões de viajantes do mundo, é totalmente feito on-line, o que favorece a intimidade dos entrevistados com o ambiente web. No Brasil, foram ouvidos 983 consumidores e 277 hoteleiros.

A pesquisa constata ainda que os brasileiros planejam viajar mais este ano (56% preveem aumento em seu orçamento de viagens) e nada menos que 40% dos empreendimentos hoteleiros planejam aumentar tarifas em 2013. Há outras constatações interessantes, algumas já esperadas, como o fato de 80% dos entrevistados em todo o mundo – 89% no Brasil – dizerem que a wi-fi grátis no quarto é importante. Mais relevante ainda para os empreendimentos é saber que 94% dos brasileiros podem mudar sua decisão ao encontrar um hotel que ofereça cortesia para o café da manhã.

Outra informação oferecida pelo estudo é que 72% dos viajantes do mundo dizem que a opção de agendar um hotel por meio de um dispositivo móvel é algo útil. Porém, só 25% dos empreendimentos no mundo já se relacionam com clientes por meio de dispositivos móveis e apenas 42% dos hotéis no Brasil afirmam que irão priorizar o marketing mobile em 2013.

O estudo também constata que a concorrência é grande no ambiente virtual. Potenciais viajantes consideram até sete propriedades antes de reservar um hotel. Para visualizar a pesquisa completa, acesse www.tripadvisorTripBarometer.com/Brazil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Colaboração para o Portal PANROTAS

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!