Alex Souza   |   09/04/2013 15:51

Brasileiros somam 112 mil chegadas em Berlim e Viena

Nos últimos três anos, os escritórios de turismo de Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) têm se promovido de maneira conjunta no Brasil

Nos últimos três anos, os escritórios de turismo de Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) têm se promovido de maneira conjunta no Brasil. Em 2013, os diretores de imprensa Christian Tänzler (Berlim) e Olivia Divjak (Viena) passaram por Belo Horizonte e Brasília e, há pouco, receberam jornalistas em um restaurante de São Paulo para falar sobre novidades e estatísticas dos destinos.

BERLIM

No ano passado, os brasileiros foram responsáveis por 65 mil chegadas em Berlim, crescimento de 28,4% na comparação com 2011, e por 193 mil pernoites, aumento de 28,5% – os dados são 100% superiores aos registrados em 2007.

Na hotelaria, uma das principais novidades da capital alemã é o cinco estrelas Waldorf Astoria, inaugurado recentemente. “Entre os três e quatro estrelas temos uma competição forte, por isso nossa diária média cai: ela foi de 82 euros no ano passado”, disse Tänzler – no mesmo período, segundo ele, a diária média de São Paulo foi de 139 euros. O diretor lembrou que, no ano que vem, Berlim estará em festa pelos 25 anos da queda do muro que dividia a cidade e que, pelo fato de 2013 ser o ano da Alemanha no Brasil, durante duas semanais do próximo mês de maio serão realizadas festas típicas da badalada noite de Berlim, com muita música eletrônica, em clubes paulistanos.

“Em setembro teremos nossa maratona, que é uma ótima oportunidade de conhecer a cidade, pois ela passa pelos principais cartões postais”, disse Tänzler, sugerindo ainda que visitante explore o destino de canoa, uma possibilidade bem diferente para os brasileiros.

O e-mail de Christian Tänzler é christian.taenzler@visitberlin.de. Site: www.traveltrade.visitberlin.de/es.

VIENA

Tradicionalmente conhecida pelos aspectos culturais, históricos e pela música clássica, Viena é a cidade número um no mundo no que diz respeito à qualidade de vida. Na avaliação de Olivia Divjak, a presença no topo no ranking é justificada principalmente pelos inúmeros parques do município, pelo rio Danúbio, pela florestas urbanas e pelo transporte público de qualidade.

“Este ano o transporte de bicicleta, que é uma ótima forma de conhecer a cidade, ganhou importância para nós. Por meio de um city bike é possível conhecer os monumentos e as vinícolas”, ela comenta, acrescentando que em junho Viena receberá o Velocity, a maior conferência internacional de ciclismo urbano.

De acordo com Olívia, a oferta de shoppings de luxo em imóveis históricos da capital austríaca vêm crescendo, assim como a diversidade de hotéis cinco estrelas: uma unidade Ritz Carlton foi inaugurada recentemente e, em outubro, um Park Hyatt entrará em operação no município. “Viena também trabalha o turismo gay há muito tempo: temos cafés gays e bailes gays bem tradicionais”, finaliza a diretora, que pode ser contatada pelo olivia.divjak@vienna.info. Outras informações: www.vienna.info.


Tópicos relacionados