Da Redação   |   10/04/2013 19:41

Trem bala deve operar até 2020, diz governo

O trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas deve entrar em operação até 2020. A afirmação é do diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, hoje na audiência pública

DA AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS

O trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas deve entrar em operação até 2020. A afirmação é do diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, hoje na audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

A EPL foi criada no ano passado a tempo da reapresentação do projeto do trem de alta velocidade, após uma frustrada tentativa de leilão em 2011. Bernardo Figueiredo explica que atualmente o projeto está na fase de licitação de serviços.

Cerca de 70% do custo da obra virá de investimento público. Da parcela de 30% restantes, a EPL, que é estatal, vai entrar com 45%, e o grupo que vencer a licitação completa os 55% restantes.

Atualmente o cronograma da licitação do TAV está na fase de esclarecimentos ao edital, publicado em dezembro do ano passado. A entrega das propostas está marcada para 13 de agosto, e o leilão ocorre seis dias depois. A homologação do concessionário vencedor está prevista para 19 de setembro e a assinatura do contrato em 27 de fevereiro do ano que vem.

Tópicos relacionados