Maria Izabel Reigada   |   06/06/2013 12:25

Aéreas e receptivos reduzem funcionários em 2012

Enquanto em 2011 as 80 empresas de turismo ouvidas pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da FGV em parceria com o Ministério do Turismo, aumentaram em 5,7% o número de funcionários, em relação ao total de 2010, no ano passado esse quadro teve recortes diferentes, segundo o

Enquanto em 2011 as 80 empresas de turismo ouvidas pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da FGV em parceria com o Ministério do Turismo, aumentaram em 5,7% o número de funcionários, em relação ao total de 2010, no ano passado esse quadro teve recortes diferentes, segundo o setor analisado. Empresas organizadoras de eventos, locadoras de automóveis e agências de viagens foram os três setores que mais contrataram no ano passado, aumentando seus quadros de funcionários em 16,2%, 10,6% e 10,5%, respectivamente. Os promotores de feiras também tiveram bom desempenho nesse quesito da pesquisa, com aumento de funcionários de 10,3%.

Esses aumentos compensaram as demissões nos setores de transporte aéreo e turismo receptivo. No primeiro, a redução no número de funcionários foi de 0,1%, enquanto as empresas de turismo receptivo viram seu quadro de funcionários diminuir 1,4%. Na edição anterior da pesquisa, que analisa os resultados de 2011, agências de viagens, operadoras de turismo, empresas de transporte aéreo e locadoras de automóveis tinham sido, nessa ordem, as responsáveis pelas maiores contratações. Na média, as 80 empresas que participam da análise aumentaram em 4,1% o quadro de funcionários em 2012, na comparação com o ano anterior.

Em relação ao faturamento registrado em 2012 – que cresceu 13,1% na média das 80 empresas analisadas –, os setores que mais viram esse resultado crescer foram o de organizadoras de eventos (23,2%), seguido pelas agências de viagens (21,9%) , pelas promotoras de eventos (14,9%) e pela hotelaria (14,6%). Representantes dos nove setores do turismo analisados na pesquisa afirmaram que pretendem investir em 2013, chegando-se à média de 13,3% do faturamento no montante desses investimentos. 93% das empresas destacaram, ainda, que apostam na ampliação de seus negócios neste ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS