Da Redação   |   13/06/2013 09:05

Aumenta número de turistas que escolhem o Paraná

O número de pessoas que viajaram pelo Paraná aumentou 9% em dois anos. A estatística divulgada pela Secretaria do Turismo do Estado, ontem (quarta-feira, dia 12), aponta que 13,5 milhões de turistas escolheram os destinos paranaenses no ano passado

DA AGÊNCIA PARANÁ DE NOTÍCIAS

O número de pessoas que viajaram pelo Paraná aumentou 9% em dois anos. A estatística divulgada pela Secretaria do Turismo do Estado, ontem (quarta-feira, dia 12), aponta que 13,5 milhões de turistas escolheram os destinos paranaenses no ano passado e houve aumento de 18,5% no número de viajantes que vieram de outros Estados, com relação a 2010. A receita gerada pela atividade turística atingiu faturamento de R$ 7,9 bilhões.

O secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo, atribui o crescimento aos investimentos e políticas voltadas para a área e à imagem positiva que o Estado vem ganhando no setor. “A atividade é muito importante para criar empregos e promover o desenvolvimento econômico do Estado, uma das diretrizes dada pelo governador Beto Richa”, afirmou Pitombo.

A pesquisa é realizada anualmente pela secretaria, que usa dados de embarque e desembarque de aeroportos e rodoviárias, registros das secretarias municipais de turismo, contagem de tráfego em estradas e pesquisas de campo. As informações foram divulgadas em comemoração ao Dia do Turista, hoje.

DESTINOS
Os principais destinos turísticos do Paraná continuam Curitiba, com 25,2%, e Foz do Iguaçu, com 20,3% dos turistas. Com o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu fazem de Foz o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no segmento Lazer, além de figurar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (Icca) como a quarta mais procurada para eventos de negócios, perdendo apenas para Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A maior parte dos turistas é brasileira. No ano passado, 5,6 milhões vieram de outros Estados, 6,7 milhões são residentes no Paraná e 1,1 milhão eram estrangeiros. Em 2010, os números registrados foram 4,7 milhões de brasileiros de outros Estados e 6,3 milhões de paranaenses que fizeram turismo interno e 1,2 milhão de estrangeiros.

Em relação ao ano de 2010, houve aumento de mais de 2 milhões de passageiros nos aeroportos comerciais, com voos regulares, representando crescimento de 28,9% para o setor aeroviário.

INVESTIMENTOS
Segundo Pitombo, as políticas voltadas ao turismo, na atual gestão, têm colaborado para o crescimento do setor. O secretário ressaltou que, no Plano de Governo (2011/2014), a meta é continuar trabalhando para melhoria da gestão pública e privada do turismo; na estruturação de novos destinos e na promoção e apoio a comercialização de produtos nos diferentes mercados.

A tendência é que o turismo cresça ainda mais nos próximos anos, devido aos grandes eventos esportivos. Curitiba será uma das 12 cidades-sedes que receberão jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. A estimativa do Ministério do Esporte é que o impacto econômico no país seja de R$ 105 bilhões. Cerca de 600 mil turistas estrangeiros virão para o Brasil e mais 3 milhões de turistas internos devem movimentar a economia.

“Não só as cidades-sedes, mas todos os Estados terão benefícios, em termos de valorização da força de trabalho, assim como da capacidade em programar e executar projetos de relevância com ganhos de capital financeiro e de qualidade de vida das populações”, analisou Pitombo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11184 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS