Maria Izabel Reigada   |   06/06/2013 12:09

Turismo fatura mais e reajusta preços em 2012

2012 não foi tão genoroso quanto o ano anterior com os empresários de turismo no Brasil, apesar de ter sido um bom ano, com as 80 maiores empresas do setor aumentando seu faturamento em 13,1%. Isso é o que aponta a nona

2012 não foi tão genoroso quanto o ano anterior com os empresários de turismo no Brasil, apesar de ter sido um bom ano, com as 80 maiores empresas do setor aumentando seu faturamento em 13,1%. Isso é o que aponta a nona edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), elaborada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo. A pesquisa é uma radiografia do setor por meio de 80 empresas de nove setores da cadeia de turismo. Juntas, essas empresas faturaram R$ 57,6 bilhões em 2012, empregando 115 mil pessoas nos 27 Estados do País.

Embora o faturamento tenha aumentado 13,1% em relação a 2011, quando havia crescido 18,3%, nacomparação com os resultados de 2010, as empresas de turismo registraram uma recuperação de preços maior no ano passado. Segundo a pesquisa, os preços foram reajustados em 9,6% - no ano anterior esse reajuste havia sido de 7%. Os custos dessas empresas, no entanto, também subiram mais em 2012 que no ano anterior, com aumento de 12%. Em 2011, os custos das 80 empresas tinham sido reajustados em 9,9%. Para este ano, a expectativa dos empresários é de que os preços de seus produtos e serviços aumentem 3,8%, enquanto os custos devem crescer 4,7%. O faturamento, no entato, pode crescer até 7,5%, segundo previsão dos entrevistados. “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”, analisou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

De modo geral, a pesquisa mostrou que os empresários consideraram satisfatório o desempenho da economia brasileira em 2012, ressaltando que o aquecimento do turismo por conta dos grandes eventos já se fez notar. Isso aparece refletido no fato de que 93% das empresas apostam na ampliação dos negócios neste ano. Elas representam 22% da economia do turismo no Brasil. “A pesquisa é um instrumento valiosíssimo par a análise da economia do turismo, já que ouvimos nela as vozes dos principais empresários do setor no Brasil”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco de Salles Lopes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS