Maria Izabel Reigada   |   25/07/2013 15:00

Governo proíbe promoções e concursos pelo Facebook

A falta de informação fez com que o Ministério da Fazenda proibisse a realização de concursos por meio do Facebook, rede social que tem mais de 70 milhões de pessoas cadastradas no Brasil. Segundo o Ministério Público,

A falta de informação fez com que o Ministério da Fazenda proibisse a realização de concursos por meio do Facebook, rede social que tem mais de 70 milhões de pessoas cadastradas no Brasil. Segundo o Ministério Público, empresas realizavam promoções comerciais que deveriam ser autorizadas pela Caixa Econômica Federal utilizando o nome “concurso cultural”. Por desconhecimento, muitas empresas – inclusive no setor de turismo – realizavam promoções comerciais sem a autorização da CEF, embora adotassem o nome “concurso cultural”. A portaria com a proibição foi assinada pelo ministro Guido Mantega na última quinta-feira, dia 18.

As ações comerciais tinham como objetivo engajar os usuários da rede social por meio de premiações, na maioria das vezes. A punição para o descumprimento das novas regras varia de uma multa de 100% em relação ao valor dos prêmios até a proibição de realizar novas ações desse tipo por um período de até dois anos. A portaria pode ser acessada pelo www.fazenda.gov.br/portugues/legislacao/portarias/2013/portaria422.asp.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS