Diego Verticchio   |   28/10/2013 12:33

Prefeitura do Rio conclui obras da Vista Chinesa

Além da reforma do monumento, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos fez o recapeamento das estradas Dona Castorina e da Vista Chinesa com sinalização voltada para o compartilhamento da via e maior segurança dos ciclistas

A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou neste sábado à população carioca um dos seus mais belos mirantes: a Vista Chinesa, na Zona Sul da cidade, e de onde é possível admirar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e parte da orla carioca. Iniciada em março, a reforma teve investimento na ordem de R$ 417 mil.

Além da reforma do monumento, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos fez o recapeamento das estradas Dona Castorina e da Vista Chinesa com sinalização voltada para o compartilhamento da via e maior segurança dos ciclistas. A Fonte das Três Bicas, localizada a 300 metros do monumento, também foi revitalizada e limpa.

"A Vista Chinesa é um lugar muito especial e tem uma vista mesmo quando está sem vista (referindo-se ao mau tempo no local). É um dos espaços mais fantásticos da nossa cidade. Quanto mais o carioca puder usar essa cidade, mais garantia a gente tem de preservação dela", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a "entrega" do espaço à população do Rio.

O processo de reestruturação foi feito em três etapas: decapagem (remoção da coloração preexistente), recuperação de toda a estrutura dos trechos danificados e pintura com tinta à base de cal. Para garantir a integridade histórica das peças, amostras do material foram levadas para um laboratório para que fosse produzida argamassa com características mais próximas do original.

História da Vista Chinesa
A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no Alto da Boa Vista, no Parque Nacional da Tijuca. Erguida na época do prefeito Pereira Passos, e inaugurada em 12/10/1903, o local é um importante ponto turístico da cidade. Ela leva esse nome em homenagem aos chineses que descobriram o local e desembarcaram na cidade no século XIX, atraídos pela possibilidade de plantio nas fazendas que se espalhavam pelo Rio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS