Diego Verticchio   |   28/10/2013 12:33

Prefeitura do Rio conclui obras da Vista Chinesa

Além da reforma do monumento, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos fez o recapeamento das estradas Dona Castorina e da Vista Chinesa com sinalização voltada para o compartilhamento da via e maior segurança dos ciclistas

A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou neste sábado à população carioca um dos seus mais belos mirantes: a Vista Chinesa, na Zona Sul da cidade, e de onde é possível admirar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e parte da orla carioca. Iniciada em março, a reforma teve investimento na ordem de R$ 417 mil.

Além da reforma do monumento, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos fez o recapeamento das estradas Dona Castorina e da Vista Chinesa com sinalização voltada para o compartilhamento da via e maior segurança dos ciclistas. A Fonte das Três Bicas, localizada a 300 metros do monumento, também foi revitalizada e limpa.

"A Vista Chinesa é um lugar muito especial e tem uma vista mesmo quando está sem vista (referindo-se ao mau tempo no local). É um dos espaços mais fantásticos da nossa cidade. Quanto mais o carioca puder usar essa cidade, mais garantia a gente tem de preservação dela", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a "entrega" do espaço à população do Rio.

O processo de reestruturação foi feito em três etapas: decapagem (remoção da coloração preexistente), recuperação de toda a estrutura dos trechos danificados e pintura com tinta à base de cal. Para garantir a integridade histórica das peças, amostras do material foram levadas para um laboratório para que fosse produzida argamassa com características mais próximas do original.

História da Vista Chinesa
A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no Alto da Boa Vista, no Parque Nacional da Tijuca. Erguida na época do prefeito Pereira Passos, e inaugurada em 12/10/1903, o local é um importante ponto turístico da cidade. Ela leva esse nome em homenagem aos chineses que descobriram o local e desembarcaram na cidade no século XIX, atraídos pela possibilidade de plantio nas fazendas que se espalhavam pelo Rio.

Tópicos relacionados