Maria Izabel Reigada   |   27/12/2013 22:02

Saques no Exterior passam a ter alíquota de 6,38%

A partir de amanhã, os pagamentos com cartão de débito realizados no Exterior, bem como os saques em moeda estrangeira, terão a mesma taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) das compras real

A partir de amanhã, os pagamentos com cartão de débito realizados no Exterior, bem como os saques em moeda estrangeira, terão a mesma taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) das compras realizadas fora do País com cartão de crédito. Com isso, a alíquota sobe dos atuais 0,38% para 6,38%. O governo publicou o decreto hoje, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

O imposto também sobe para as compras de cheque de viagem (traveller checks) e para o carregamento de cartões pré-pagos realizados fora do Brasil. Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a medida pretende igualar a tributação dessas transações à das compras no cartão de crédito internacional, que desde 2011 têm alíquota de 6,38%. “Com a medida, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação”, destacou o comunicado do ministério. De acordo com a Fazenda, o governo vai arrecadar R$ 552 milhões a mais por ano com a elevação do IOF.

O ministério esclarece que a elevação só afeta transações fora do País. As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro continuarão a pagar 0,38% de IOF.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS