Maria Izabel Reigada   |   24/04/2014 11:24

Setor de serviços aparece em 2º lugar em fraudes

A cada 17 segundos, houve uma tentativa de golpe financeiro com uso de identidade falsa no mês passado, segundo o indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes-Consumidor. Foram 155.399 operações de fraude, um aumento de 1,6%

A cada 17 segundos, houve uma tentativa de golpe financeiro com uso de identidade falsa no mês passado, segundo o indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes-Consumidor. Foram 155.399 operações de fraude, um aumento de 1,6% em relação a fevereiro. O setor de serviços aparece em segundo lugar entre as áreas mais fraudadas, atrás de telefonia. Foram 49.768 tentativas de lesar consumidores em serviços – 32% do total – entre eles pacotes turísticos, imobiliárias, salões de beleza e seguradoras.

Segundo o Serasa Experian, os fraudadores costumam roubar os dados pessoais por meio de cadastros na internet feitos por pessoas que fornecem informações sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Também é utilizada a estratégia de comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, conseguindo, desse modo, abrir contas bancárias e ter acesso a cartões de crédito e talão de cheque. As principais tentativas de fraude apontadas são emissão de cartões de crédito – em que o golpista solicita um cartão de crédito com identidade falsa e deixa a conta para a vítima que teve os dados roubados –, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS