Diego Verticchio   |   29/05/2014 14:06

Consulados dos EUA fazem cinco mil entrevistas por dia

São Paulo é a cidade brasileira com maior número de solicitações, hoje em torno de 2,5 mil/dia, o que coloca a capital paulista como a cidade número um no mundo em pedido de vistos

Atualmente com quatro postos para solicitação de vistos no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília), os consulados dos Estados Unidos estão registrando uma média de cinco mil entrevistas por dia. São Paulo é a cidade brasileira com maior número de solicitações, hoje em torno de 2,5 mil/dia, o que coloca a capital paulista como a cidade número um no mundo em pedido de vistos.

Com número elevado de solicitações, a Embaixada dos Estados Unidos vem desde 2012 modernizando o processo para que todo o trâmite não dure mais do que 48 horas.

“Hoje o tempo de espera para agendamento é de, em média, 48 horas. Para quem vai renovar o visto ou tem acima de 66 anos ou abaixo de 16 só precisa se dirigir ao Casv – Centro de Atendimento à Solicitação de Vistos. Para quem está tirando pela primeira vez ou mudando o visto precisa se dirigir também a um dos consulados, esse processo dura mais 24 horas”, explicou o cônsul dos Estados Unidos, Brian Corteville.

No último ano fiscal (entre outubro de 2012 a setembro de 2013) foram emitidos mais de um milhão de vistos, número que deve ser igualado ou até mesmo superado neste ano fiscal.

Em relação ao fim do visto entre os dois países, Brian Corteville disse que a discussão é entre os líderes de Estado, mas lembrou que para que isso aconteça o índice de aprovação dos vistos precisa estar em 97% - hoje está em 96%.

Tópicos relacionados