Artur Luiz Andrade   |   05/06/2014 12:59

Pesquisa identifica três perfis de viajantes. Qual o seu?

Uma pesquisa sobre o perfil do viajante atual rendeu um dos painéis mais interessantes do Fórum Alatur.

Uma pesquisa sobre o perfil do viajante atual rendeu um dos painéis mais interessantes do Fórum Alatur.

Pelo perfil, há três tipos de viajantes: o hedonista (“eu sou”), o viciado (“eu posso”) e o neófito (“eu consigo”). O hedonista é fiel a seu agente de viagens, de longa data, viaja sem preocupações com despesas, por isso planeja pouco, e conhece muitos dos destinos mundiais. Uma tendência é que acompanha esportes e campeonatos internacionais, principalmente de surfe, tênis e trekking.

Já o viciado, não vive sem Disney ou Nova York, adora compras nos Estados Unidos e planeja bem sua próxima viagem. O neófito viaja há cerca de quatro anos e isso é uma conquista pessoal. Planeja a viagem com pelo menos um ano de antecedência.

E qual a viagem dos sonhos para cada perfil Para o hedonista, uma volta ao mundo sem pressa, com hotelaria exclusiva, cinco e seis estrelas. Para o viciado, é a próxima viagem. Apontam destinos como Suíça, Croácia, Rússia, Índia, Nepal, Taiti, Japão, Cazaquistão, Nova Zelândia, Jamaica, Escócia, Turquia e Grécia. Os neófitos dizem que ela já foi realizada e que gostam de experiências nunca antes imaginadas, como conhecer grandes aeroportos.

Mas os neófitos têm medo de se perder em países com cultura e língua muito diferentes. Já os viciados, costumam aliar trabalho e lazer na viagem, assim podem conhecer destinos que não seriam prioridade. E os hedonistas, conhecem praticamente todas as capitais e destinos de interesse no Brasil e no Exterior.

Depois da viagem, os hedonistas trazem novas reflexões sobre a vida, ampliam horizontes e renovam suas energias. Os viciados valorizam o conhecimento de novas culturas e o tempo que gastaram com seu bem estar. Gostam de contar histórias e acham que as viagens abrem portas. O neófito volta mais feliz e chega a uma conclusão: viajar vicia.

A pesquisa encomendada pela Alatur JTB foi feita pela Ivani Rossi Conhecimento Aplicado e Negócios. Foram nove focus groups com nove participantes em cada um. Cada participante tinha que ter realizados pelo menos duas viagens para o Exterior nos últimos cinco anos. Os grupos aconteceram em fevereiro de 2014.

Tópicos relacionados